Saúde do Arroio busca contratação de novos médicos
A Secretaria de Saúde do Município de Balneário Arroio do Silva, além de enfrentar a maior Pandemia de todos os tempos causada pelo novo coronavírus, está lutando para repor médicos e enfermeiras em seu plantel, para dar o atendimento adequado à população de 13 mil habitantes na baixa temporada e 100 mil na alta temporada.
A situação se tornou preocupante desde o mês de março, coincidindo com o início da Pandemia do coronavírus. Segundo o secretário Paulo Martins dos Santos Jr, o Chocolate, “Após a mudança do Governo Federal sobre o Programa Mais Médicos temos enfrentado a dificuldade de contratação destes profissionais. Inicialmente o governo federal iria cancelar este programa e criar uma nova forma de contratação.Em virtude da pandemia, em Março deste ano o governo federal voltou atrás e abriu um novo edital para chamamento destes profissionais”.
Segundo Chocolate, no município haviam 3 vagas disponíveis, foram 5 chamamentos efetuados para profissionais brasileiros porém, tivemos somente 1 profissional inscrito que já possuía vínculo empregatício com o município. O edital para contratação de médicos estrangeiros foi aberto em Março porém, não tivemos candidatos inscritos.
Concursados sendo chamados
O secretário de Saúde do Arroio do Silva explica que no momento está ocorrendo op processo de chamamento do concurso público, mas as dificuldades aumentam com a dificuldade de profissionais com interesse na vaga. “Foram 8 chamamentos onde 2 profissionais aceitaram a vaga, sendo que 1 já fazia parte do quadro do município, inclusive é o mesmo profissional que se inscreveu para uma das vagas do Programa Mais Médicos e já possuía vínculo empregatício com o município. O outro médico que aceitou a vaga se apresenta no início de Agosto para início das atividades”, o que vai aliviar a demanda, afirma.
Caráter Emergencial
Embasados no decreto estadual nº 506 de 12/03/2020 que dispõe sobre medidas de enfrentamento da emergência em saúde pública devido a pandemia de coronavírus que autoriza a contratação emergencial de profissionais de saúde, a SMS de Arroio do Silva tem entrado em contato com profissionais para a contratação. “Já entramos em contato com 7 profissionais e nenhum teve interesse na vaga. Contatamos Universidades da região e colocamos anúncio em grupos de mídia sobre a contratação emergencial. Enfrentamos a mesma dificuldade para contratação de médicos. Já para enfermeiro a Secretaria de Saúde continuará chamando os enfermeiros que passaram no recente Processo Seletivo, onde também foram feitos 14 chamamentos. Aproveitamos este espaço para reiterar que caso haja médicos de qualquer parte do país e exteriorinteressados em assumir vaga no Arroio do Silva, estamos contratando.
A Equipe da Secretaria Municipal de Saúde não está medindo esforços para resolver o problema de carência de profissionais de saúde, porém, em virtude da pandemia os profissionais estão com carga horária preenchida e não possuem disponibilidade de carga horária.