Logística Reversa: Balneário Arroio do Silva tem ponto de entrega voluntária de recicláveis

O Município de Balneário Arroio do Silva é um dos parceiros do programa “Penso Logo Destino”, idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a fim de conscientizar a população para o descarte correto de materiais recicláveis.

A primeira etapa do programa consiste na logística reversa, ou seja, devolução dos produtos e embalagens após a utilização para os geradores. Com isso, o Município está habilitado para receber a coleta de pilhas, baterias, lâmpadas, eletroeletrônicos e pneus.

“A participação e envolvimento da população serão fundamentais na promoção do descarte adequado dos materiais, que são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins. Além disso, é importante mantermos a cidade limpa e organizada, fazendo o descarte correto dos materiais”, ressalta a diretora do departamento de meio ambiente, Agda Felisberto.

O primeiro ponto de entrega voluntária (PEV) é na Prefeitura Municipal, onde os moradores podem descartar resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas no container de descarte. Já os pneus podem ser descartados na Secretaria de Obras, nos horários de expediente das repartições públicas.

A campanha ocorre de forma contínua. Futuramente, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos e eletrodomésticos de linha branca (geladeira, fogão, entre outros) também serão incorporados ao programa. A intenção do IMA com o programa “Penso, Logo Destino” é que Santa Catarina seja o Estado Brasileiro que mais recicle, reutilize e que menos produza resíduos.

– Confira no link quais resíduos eletroeletrônicos podem ser descartados: https://greeneletron.org.br/lista-completa