E.M.E.F Jardim Atlântico desenvolve oficina e melhora rendimento dos alunos
A oficina pedagógica implantada na Escola Municipal do Ensino Fundamental Jardim Atlântico, de Balneário Arroio do Silva, ajuda a desenvolver a criatividade dos cerca de 55 alunos inscritos. O objetivo é ajudar crianças de 2ª a 4ª séries a terem um melhor rendimento escolar.
Segundo a professora Rozelitt Assis Patrício, as crianças com alguma dificuldade em sala de aula, não só de aprendizagem, mais de comportamento, auto-estima, timidez, são encaminhados para a oficina pedagógica. “Proporcionamos trabalhos diferentes para que os alunos gostem de participar e que seja diferente das atividades desenvolvidas em aula”, diz.
As turmas são formadas por no máximo oito alunos. Nelas a língua portuguesa é a disciplina mais trabalhada, através de leitura, teatro, interpretação, composição, confecção de livros. “O próximo passo é a implantação de uma oficina de matemática”, destaca.
Para Victor Correia Espanhol, 12, da 4ª série a oficina melhorou a sua leitura. “A gente lê mais e por isso agora estou bem melhor”.
Rozelitt explica que as próprias crianças criam os personagens da peça, usam fantoches, fantasias e apresentam para os outros alunos. “Eles se transformam na hora da apresentação. É um estímulo para eles”.
O aluno da 2ª série, José Cauander da Silva, de 8 anos, começou este ano na oficina e o que mais gosta é de ler, escrever, fazer teatro. “Aprendi a ler aqui”, diz. Jenifer Almeida Souza, 8, da 2ª série, também gosta de ler, desenhar e jogar.
A professora explica que na oficina ela é capaz de identificar problemas que em sala de aula é mais difícil. “Aqui são poucos alunos e eu consigo conhecer profundamente eles”, fala.
A aluna da 4ª série, Fernanda Carolina Assis Melo, 10, conta que perdeu a vergonha que tinha após freqüentar a oficina. “Agora faço apresentações em público e não tenho mais medo”, diz.