Escola de Samba Navegantes se prepara para o Carnaval 2008

Balneário Arroio do Silva (17/01/2008) – A Escola de Samba Navegantes de Balneário Arroio do Silva vai desfilar este ano com o tema Ecologia. O assunto do momento inspirou a confecção das alas da escola, que este ano desfila no domingo de carnaval, 03, em Balneário Arroio do Silva e em Morro dos Conventos na terça-feira, 05.

De acordo com o presidente da escola, Pedro Ivo dos Passos, a preparação do Carnaval começou em novembro. Com a proximidade da data os ensaios da bateria foram intensificados e agora ocorrem todas as segundas, quartas e sextas, no bar do Leandro, na Área Verde no Arroio. “Queremos fazer um desfile bonito e que leve muita alegria ao público”, afirma.

O mestre de bateria Nono explica que os cerca de 60 componentes tocam vários instrumentos, como surdo, surdinha, caixa de rufa, repique, malacacheta, reco-reco, tamborim e agogô. “Ainda existe vagas e quem quiser participar é só chegar”, fala.

Os passos do mestre de bateria são seguidos pelo filho Cristian dos Santos Cardoso, de 9 anos. Esse é o terceiro carnaval do menino que diz gostar muito da alegria da festa.

A escola já está fazendo carnaval de rua há 12 anos e conta com cerca de 300 integrantes. Uma das novidades deste ano será o desfile realizado na própria comunidade.

Confecção das fantasias

Este ano serão seis alas de fantasias. “As alas mostrarão o efeito estufa, a camada de ozônio, as matas, animais em extinção, poluição e o as belezas do universo”, explica a responsável pelas fantasias, Andiara Francisca da Silva.

Segundo Andiara, a falta de colaboração da comunidade na confecção das roupas dificultou o trabalho. “Não tivemos apoio para fazer as fantasias, por isso optamos por usar mais panos do que plumas e paetês”, explica.

Ainda conforme Andiara, somente os 10 destaques, que se responsabilizaram por suas fantasias, terão enfeites, o restante das roupas serão decoradas com lantejoulas. “Para ter uma idéia cada pena custa R$ 3.90 e nós recebemos apoio da prefeitura de Arroio e com o dinheiro compramos o tecido”, destaca Andiara.

Andiara idealizou as roupas e passou para o papel para que a costureira pudesse confeccionar. “Falta apoio da comunidade, ninguém nos procura para saber se precisamos de ajuda”, desabafa.

Ela ainda alerta que as pessoas interessadas em desfilar devem procurá-la para tirar as medidas das roupas. “É importante que as fantasias sejam feitas sob-medida, o problema é que no dia do desfile aparece muita gente para e acabam se adequando ao tamanho da roupa”.

Para entrar em contato com a escola basta ligar para Pedro Ivo, 99093235, ou Andiara, no 99376084.

Escolha da Rainha

A escolha das rainhas do Carnaval e da Escola de Samba ocorrem dia 26 de janeiro, na Áudio Car, em Arroio. Já a madrinha da bateria será eleita na comunidade.