Vigilância Sanitária de Arroio intensifica fiscalização no verão
Balneário Arroio do Silva (21/01/2008)- Com a chegada do calor aumenta o trabalho de atuação da Vigilância Sanitária. Por isso, em Balneário Arroio do Silva os comércios de alimentos são visitados e recebem informações sobre os cuidados na manipulação, depósito e refrigeração dos alimentos e é verificada a existência de exames e atestados de saúde dos manipuladores. De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Antoninha Gomes, mais conhecida como Nina, os alvos são os restaurantes, bares e lanchonetes localizados nas praias. "A operação e os cuidados são permanentes, mas são intensificados durante a temporada", explica.
Os fiscais da vigilância sanitária municipal orientam sobre alguns cuidados com fatores relacionados à saúde individual e coletiva, como o consumo de alimentos e de água, a manutenção e limpeza de caixas d’ água, esgoto, limpeza e acondicionamento de lixo. “Por enquanto não notificamos nenhum estabelecimento, pois ao solicitar o alvará cada proprietário recebe orientações sobre os procedimentos corretos”, afirma o fiscal Luiz Sérgio Correia.
As ações de prevenção, informa Nina, servem também para impedir que ocorra algum tipo de intoxicação alimentar. “Em qualquer momento, desde a produção até ser servido no prato das pessoas, pode ocorrer a deterioração de um alimento”, ressalta. Nos períodos de verão, com as temperaturas mais elevadas, esta deterioração do alimento pode acontecer de maneira mais rápida ainda. Segundo ela, o trabalho educativo tem dado resultado. "Notamos uma redução significativa das reclamações na Vigilância Sanitária", finaliza.