Biblioteca Municipal de Arroio completa um ano

Há um ano um grande sonho se realizava: A instalação da biblioteca municipal de Balneário Arroio do Silva. “Ninguém duvida da importância da leitura, o indivíduo que lê está contribuindo para o seu enriquecimento pessoal e para sua compreensão do mundo, pois o crescimento econômico e social de uma nação depende em grande parte da instrução de seu povo”, comenta a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Elizabeth de Bem Costa.

No Brasil, como em outros países, o estímulo à leitura tem sido uma das metas básicas da Educação. Procurando atender esta necessidade há um ano e meio a Secretaria de Educação encaminhou a documentação necessária e foi contemplada com uma Biblioteca Pública para o município pelo Ministério da Educação.

No último dia 29 de março o sonho completou um ano. A biblioteca conta hoje com 415 leitores com média de idade entre 15 e 25 anos e com uma visitação diária de 10 visitantes para empréstimos, pesquisas e acesso à internet para estudantes.

Segundo a responsável pelo local, Rita Sulzbach, os livros mais lidos são de autores bem variados, mas Paulo Coelho e Érico Veríssimo entre os adultos e Ziraldo, Ana Maria Machado e Ruth Rocha entre os infantis são autores bem requisitados. Os livros da série Harry Potter e O Senhor dos Anéis também são muito procurados.

A biblioteca conta com um acervo de mais de 3500 livros. “Convidamos a todos os moradores do Balneário Arroio do Silva, donas de casa, grupo da melhor idade  e jovens estudantes para visitar a biblioteca e tornar-se novos leitores com olhos no futuro e no crescimento de seus conhecimentos e sentimentos”, fala Rita.

A leitora Marilaine Portela vem quase todos os dias à biblioteca. “Gosto muito de ler e aqui encontro vários títulos”, comenta. Segundo ela, a paixão pelos livros é antiga, mas com a instalação da biblioteca facilitou. “Antes era comprava os livros, mas agora posso sempre renovar a leitura”.

Para fazer a matrícula e retirar os livros basta trazer um comprovante de residência, cpf, identidade e uma foto 3×4 para a carteirinha, as crianças que não possuem identidade serve também o número da certidão de nascimento.

A biblioteca fica ao lado da Secretaria de Educação, na Avenida Florianópolis, número 476, próximo a Câmara de Vereadores do município e fica aberta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 min.