Prefeitura realiza Multirão de Limpeza

A administração do prefeito Evandro Scaini, de Balneário Arroio do Silva, realizou neste sábado (31) um mutirão de limpeza por toda a extensão da beira-mar. A secretaria de Obras foi a responsável pela execução dos trabalhos, num total de 20 funcionários, entre contratados e efetivos. O objetivo foi retirar a sujeira que veio com a água dos rios da recente cheia ocorrida na região, nos últimos dias.

O diretor responsável pela secretaria de Obras do município, Dionei de Souza Teixeira, o Moranguinho, foi quem teve a iniciativa. "Neste final de semana faríamos o mutirão na própria secretaria. Mas vi que o mar trouxe entulhos e a praia não poderia ficar assim", declara. Foram utilizados: uma máquina carregadeira, uma retro-escavadeira, um caminhão caçamba, um de carroceria, dois tok-tok de vascular e quatro carroças. "Durante todo o dia a equipe recolheu três caminhões grandes de sujeira e quatro tok-tok. Só paramos a limpeza porque a maré subiu e começou a espalhar o que recolhíamos", afirma o secretário.

De acordo com o prefeito Evandro Scaini, a prefeitura fará mutirões como esse sempre que necessário. "No início de janeiro já havíamos feito uma limpeza nas areias, com a primeira enchente. E agora vimos que era necessária outra. Mais de 70% da beira-mar está limpa", ressalta. Uma veranista do balneário caminhava à beira-mar no momento do mutirão. "Vim andando da Zona Sul e percebi que tinha muitos galhos e troncos de árvores, até animais mortos. Então, ao chegar ao Centro, achei muito interessante ver os funcionários da prefeitura neste serviço", opina a aposentada de Meleiro, Sueli Petter.

Comunidade de Lagoinha

No sábado (24) a secretaria de Obras de Balneário Arroio do Silva também realizou um mutirão na comunidade de Lagoinha, na divisa com Balneário Gaivota. "Além da limpeza, também fizemos poda de árvores nas ruas. Mas o mais importante foi o recolhimento de lixo, a comunidade nos informou que há quatro meses este serviço não era prestado no local. Agora isso será feito uma vez por semana. Vale ressaltar que a secretaria de Obras está à disposição da população", indica Moranguinho.