Prefeitura do Arroio capacita profissionais da Educação

O foco da administração Evandro Scaini e Mario Mota, de Balneário Arroio do Silva, é o ser humano. E esta ideia é repassada a todos os setores da prefeitura, como é o caso da capacitação dos profissionais da educação do município, que ocorre esta semana. O curso iniciou hoje (09) e irá até quinta-feira (12), no Salão de Eventos do Hotel Scaini, com representantes de todos os envolvidos da área. Estarão presentes professores efetivos e admitidos em caráter temporário, auxiliares de serviços gerais, merendeiras, motoristas, coordenadores e diretores – num total de cerca de 50 pessoas.

O prefeito Evandro afirma que tem como objetivo resolver e melhorar os assuntos de interesse dos educadores. "Eu fui professor e sei que 80% da formação de uma pessoa vêm dos professores. Queremos fazer do Arroio um município melhor, e isso passa pela área da educação", indica. Os trabalhos da capacitação serão feitos por meio de dinâmicas, o espírito de equipe, a criatividade, a motivação e o relacionamento interpessoal. "Terminaremos o evento com um planejamento estratégico e o modelo de educação que queremos para o balneário. A educação é uma prioridade da nova gestão, já que os professores auxiliam no desenvolvimento das crianças e jovens", afirma a assessora do prefeito, Gisela Scaini.

Gisela é uma das palestrantes do evento, juntamente com o secretário de Educação Elder Gonçalves. "Durante a abertura da capacitação, na manhã de hoje, estiveram presentes o prefeito e sua esposa Diane, o vice-prefeito, e também três vereadores: Enedir da Silva (presidente da Casa), Maristane Barbosa e Hamílton Jacques. Convidamos todos os representantes do legislativo, pois temos uma nova prática de que, além de fiscalizar e criar leis, eles participem das ações da prefeitura", detalha. A assessora relata também que na ocasião, todos se apresentaram e se mostraram à disposição dos profissionais da área, para melhorar a educação e tornar Arroio do Silva uma referência para os demais municípios.

O secretário de Educação salienta que repassará aos presentes o novo modelo a ser colocado em prática na cidade. "Temos no Arroio duas escolas de ensino fundamental e duas creches para atuarmos com este novo foco que é o ser humano. Ao longo dos quatro anos buscaremos uma aproximação com a família dos alunos, para que a população seja a beneficiada", destaca. Os educadores participantes do curso aprovaram a medida. "Todo curso é importante para os professores, com outros colegas aprendemos mais, pois trocamos experiências", opina a professora Regina de Fátima. Sua colega Roselane Gomes acredita que a capacitação também é importante pela reciclagem. "Este é um momento de reflexão, de nos prepararmos para receber os estudantes. Estamos com uma boa expectativa da atual administração do Arroio e esta é uma boa forma de começar o ano", sintetiza.

Milena Vitto

Assessora de Imprensa Prefeitura de Balneário Arroio do Silva