Capacitação da Educação agrada profissionais do Arroio
A capacitação da Educação em Balneário Arroio do Silva, realizada pela administração Evandro Scaini e Mario Mota, foi aprovada pelos profissionais da área. Todos saíram satisfeitos com a oportunidade de reciclagem e aperfeiçoamento. O curso ocorreu de segunda- feira (09) até quinta-feira (12) e contou com a participação de professores, diretores, coordenadores, motoristas de ônibus, merendeiras e auxiliares de serviços gerais da área da educação. O objetivo foi de repassar à equipe, o novo foco da gestão atual para o setor: qualificação e valorização do ser humano.
Durante os quatro dias do evento foram trabalhados assuntos como: motivação, definição de valores, auto-estima, relacionamento humano, criatividade, novo modelo de educação, educação especial e dinâmicas de grupo. "Iniciamos com uma socialização, despertando o sentimento de que todos os profissionais da educação devem se entender como peças chaves de uma engrenagem. E que os espíritos de equipe e de time sejam essenciais para o sucesso dos resultados junto às nossas crianças e jovens", cita a palestrante voluntária do curso, Gisela Scaini.
Foram repassados os principais aspectos da inclusão e da acessibilidade. "Salientamos como receber o aluno que possua necessidades, e o que podemos fazer para o incluir na escola e na sociedade", ressalta o secretário de Educação e palestrante da capacitação, Elder Gonçalves. Como atividade principal, foi realizado o Planejamento Estratégico para a Educação. "Realizamos a construção do painel Visão de Futuro, em que os educadores sonharam uma educação para o município. E, na seqüência, os painéis dos pontos fracos e fortes, reforçando o que existe de bom e que deve continuar", explica Gisela. Ela informa ainda que no último dia os profissionais destacaram ações de curto, médio e longo prazo – para colocar em prática o que foi planejado. "O encerramento contou com uma avaliação extremamente positiva. Sendo que o ponto alto ficou caracterizado pela participação e o comprometimento de todos os participantes", afirma.
O porteiro da Escola Jardim Atlântico, Valdo Isidoro, foi um dos participantes. "O curso foi muito bom. Nunca havíamos sido convocados para um desses. Conhecemos melhor as pessoas com quem trabalhamos e, com diferentes idéias, chegamos a um consenso para serem colocadas em nossa rotina de trabalho", opina. O motorista do ônibus escolar da cidade, Domingos Cardoso, também relata que em dois anos e meio trabalhando na prefeitura, nunca participou de uma capacitação. "Aqui aprendi a valorizar mais as pessoas. E é muito importante, já que transporto todos os dias cerca de 200 crianças nos três períodos de aula", revela. A professora Maria Hilma Jesuíno observa que o curso é interessante devido ao aperfeiçoamento dos profissionais. "Nestes dias de aprendizado conseguimos realizar uma reflexão de nossas ações e daquilo que queremos melhorar. Faremos várias mudanças no planejamento didático e que terão como resultado uma maior qualidade educacional", resume.