Escola Passo Fundo é reformada no Arroio

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Passo Fundo, de Balneário Arroio do Silva, recebeu uma grande reforma em seu espaço físico. Localizada na Praia da Meta, Zona Norte, a unidade possui 50 alunos da 1ª a 4ª séries. As paredes externas e internas receberam pintura em branco, amarelo e azul – as cores do município. Em frente à escola foram instalados mastros para as bandeiras do Arroio, de Santa Catarina e do Brasil. Também houve a colocação de azulejos para acabar com os problemas de infiltração existentes.

Conforme o diretor de Ensino Fundamental, Dario Donato Luciano, o Darinho, toda a rede de esgoto foi refeita. "Trocamos os vasos sanitários, torneiras e encanamentos dos banheiros e a fossa. Ainda refizemos o sumidouro, abertura por onde escoa os líquidos, que não funcionava", especifica. As salas de aula foram contempladas com a pintura do quadro negro e a troca das grades de segurança das janelas. Os muros foram pintados e as cercas trocadas – pois algumas estavam caídas. A horta está sendo refeita para a plantação das verduras utilizadas nas merendas, sendo que a comunidade ajudará com os cultivos.

Darinho destaca que estas melhorias foram possíveis devido à sua autonomia concedida pelo secretário de Educação, Élder Gonçalves, e o prefeito Evandro Scaini. "Temos a preocupação de aperfeiçoar a estrutura escolar para beneficiar os estudantes e dar mais condições de trabalho aos professores. Na próxima semana montaremos um campo de futebol com traves e redes de proteção no terreno da Passo Fundo, em que todos os moradores poderão utilizar. E temos também o projeto para a construção de um parquinho infantil no mesmo local", informa o prefeito.

Conscientização sobre o zoneamento

A diretora da unidade, Andréa Goulart Cristiano, define que a reforma foi fundamental para a higiene e a segurança das crianças. "Isso tudo influencia na qualidade do ensino e temos a intenção de resgatar alunos dos bairros próximos que se transferiram para outras escolas. É preciso que a comunidade respeite o zoneamento, ou seja, que os estudantes desta região do Arroio frequentem a Passo Fundo – até para desafogar as demais unidades", considera. Ela acredita que a saída de alunos foi devido às más condições e precariedade que a escola estava antes das obras. "Fiz um serviço de conscientização com os moradores locais, indo de porta em porta para falar com os pais. E dessa forma consegui o retorno de alguns estudantes. Mas temos muitas vagas ainda e também a capacidade para trabalharmos com um número ainda maior deles", declara Andréa, que ressalta ainda a existência do transporte escolar.

Milena Vitto – SC 02689 JP

Prefeitura Balneário Arroio do Silva