Apae do Arroio recebe atendimento médico

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Balneário Arroio do Silva recebeu nesta quinta-feira, 20, a visita do clínico geral Gabriel Arcanjo da Luz, do Programa de Saúde da Família (PSF) do Posto Central Paulo Lupinn. Ele conheceu a sede da escola juntamente com a técnica em enfermagem, Rosinete dos Santos Torres. De acordo com o presidente da Apae do balneário, Alinor Pires, esta é a primeira vez que ocorrerá atendimento médico aos alunos. "Esta iniciativa foi tomada em parceria com a prefeitura do Arroio e faremos consultas quinzenais, com o médico Gabriel nas manhãs, e com o clínico geral do PSF do Posto de Saúde Marinho de Souza, Henrique Besser, durante as tardes", adianta.

A ideia de a secretaria da Saúde disponibilizar uma assistência para a Apae é uma determinação da administração Evandro Scaini e Mario Mota. "Queremos ressaltar também a necessidade do envolvimento dos pais. Esta questão não cabe somente à instituição, mas também à família – para que possamos todos juntos melhorar a qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais", garante o secretário municipal de Saúde, José Luis de Oliveira, o Juquinha. Ele salienta que a secretaria de Saúde também disponibiliza atendimento odontológico para as crianças da instituição.

O clínico geral Gabriel relata que a princípio foi realizada uma avaliação dos pacientes. "Montaremos aqui um prontuário com as informações de cada um, com sua história clínica. Queremos saber se as mães realizaram o pré-natal durante a gravidez, os exames feitos e a possível causa da excepcionalidade", indica. Ao longo dos atendimentos será analisada a evolução clínica e se há a necessidade de medicação, além do tratamento de patologias.

Para alguns casos é indicado o uso de medicamentos ansiolíticos, para acalmar a ansiedade e a agonia, e contra a epilepsia. "As crianças que precisarem de consultas com um psiquiatra serão encaminhadas a Araranguá. Este serviço é feito por meio da secretaria de Saúde", informa a técnica em enfermagem, Rosinete. Durante o encontro na Apae, foi entregue um presente de aniversário para o secretário Juquinha, elaborado artesanalmente pelos alunos.

Milena Vitto – SC 02689 JP

Prefeitura Balneário Arroio do Silva