XIX Arrancada de Caminhões atraiu mais de 180 mil pessoas

 

O maior evento de caminhoneiros à beira-mar do planeta atraiu mais de 180 mil pessoas nos quatro dias de festa. Foi a XIX Arrancada de Caminhões, que ocorreu de 05 a 08 de março em Balneário Arroio do Silva (SC). Uma mega-estrutura foi montada no parque da arrancada, localizado no bairro Areias Brancas, na Praia da Meta. Mais de 100 pessoas trabalharam no local durante mais de 20 dias, para deixar tudo pronto aos expectadores e participantes. A edição deste ano conteve uma estrutura mais ampla que a de 2008. As arquibancadas foram maiores, com cerca de 1.200 m² e uma extensa praça de alimentação.

Outro exemplo foi o incremento no número de camarotes, que ficou em três vezes a mais, num total de 33. Mais de 40 expositores participaram do evento, como empresas revendedoras de caminhões e de pneus, entre outras.  A feira de artesanatos da cidade também se fez presente na principal festa da região Sul do Estado. Foram vendidos no local artigos como: toalhas de louça, tapetes, lembranças do evento, roupas, chapéus, brincos, colares, pulseiras, e enfeites de jornal reciclado. Segundo a organização, houve também um aumento de competidores, que ficou em 119. Os pilotos vieram de diversas partes do Estado, e ainda do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. A arrancada teve a disputa em seis categorias: toco/truck, eletrônico, Cavalo Mecânico até 380 cv, Força Livre, 160 cv e protótipo.

O coordenador do evento, José Pereira, da Aspekto Comunicação, relata que o arrancadão contou com muitas novidades neste ano. "No domingo ocorreu o desfile de 18 caminhões antigos e de 14 protótipos – especiais para corrida, com até 1400 cv de potência. Na ocasião, participaram ainda todos os caminhões competidores", explica. O ponto alto desta apresentação foi a presença do vice-governador do Estado, Leonel Pavan; do prefeito do Arroio, Evandro Scaini; do seu vice-prefeito, Mario Mota; deputados estaduais e federais; e prefeitos de toda a região Sul catarinense. Eles desfilaram em cima de um dos caminhões antigos, e nem a chuva que caiu na hora estragou o brilho do momento. Um dos destaques da Arrancada de Caminhões foram os patrocinadores: Petrobrás, Ford, Bridgestone Pneus, Bandag do Brasil, Governo de Santa Catarina, entre outros.

Para atrair o público foram contratadas várias atrações musicais. "Tivemos quatro shows nacionais: a country star Marília Dutra e o Grupo Solto, na sexta-feira;  e Banda Sistema de Origem e Grupo Candieiro, no sábado. Desde o início do ano recebemos ligações de todo o país solicitando informações sobre a arrancada", revela a diretora municipal de Turismo, Eventos e Lazer, Luciane Rafael. Ainda na sexta-feira ocorreu a escolha da rainha e princesas da arrancada. Um total de 21 meninas mostrou todo o seu charme e beleza para a disputa na passarela. As escolhidas foram: Josiane Ghelhere (rainha), Diane Amorim (1ª princesa) e Michele Guinzani (2ª princesa), em seguida a animação ficou por conta da banda regional Cartão Postal. Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram os shows. E no sábado, quem abriu a noite foi outra banda regional, a Etc & Tal, seguida antes dos shows nacionais. Mais de 30 mil pessoas lotaram o espaço em frente ao palco. Outra atração da arrancada foi a apresentação da banda de pagode Lokamania, no estande da Strauss Beer.

 

Preservação do meio ambiente

 

Uma das grandes preocupações, sobre a arrancada, da administração de Evandro Scaini e Mario Mota foi com a questão ambiental. "A quantia de lixeiras foi triplicada em todo o espaço do evento e disponibilizamos mais banheiros químicos para os presentes. As dunas ao redor das pistas foram isoladas para manter sua preservação", indica o prefeito Evandro. A Polícia Militar Ambiental esteve no local para fazer fiscalizações. Ele informa também que, durante a semana que antecedeu o evento, foi realizada a limpeza das ruas e a manutenção da rede elétrica do bairro onde ocorreu o arrancadão.

A secretaria de Planejamento do município foi a responsável pelas liberações ambientais para a arrancada de caminhões. "Conseguimos autorização por parte da Secretaria do Planejamento da União (SPU), do Governo Federal, e da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), aqui no Estado. E houve também o cumprimento do ajuste de conduta firmado entre o Ministério Público, com o promotor Leonardo Todeschini, de Araranguá", salienta o secretário da pasta, Jefferson do Canto. A assessora jurídica da prefeitura do Arroio, Fernanda Schefer, explica o caso. "No termo assinado em 02 de setembro de 2008 há uma série de determinações com o intuito de diminuir consideravelmente o impacto ambiental. Dentre elas há a que impede o acesso de veículos e aglomerados de pessoas sobre as dunas, protegendo sua vegetação", destaca.

Para cumprir estas decisões, a secretaria de Obras do Arroio encarregou 10 homens aos serviços no parque da arrancada. "Dez dias antes iniciamos os trabalhos no local. Colocamos cercas ao redor das dunas com placas de indicação proibindo a entrada", revela o diretor municipal de Obras, Dionei de Souza, o Moranguinho. Ele informa que os funcionários também fizeram o preparo do terreno para as competições. "Foram três pistas de um quilômetro cada, mais os recuos de cerca de 500 metros. Instalamos ainda os palanques de demarcação entre os espaços. E também fixamos as telas de proteção para o público", acrescenta.

 

Segurança reforçada

 

A Arrancada de Caminhões teve sua segurança reforçada em 2009. Houve um aparato de isolamento das pistas e de proteção para o público. Além disso, o local contou ainda com a presença do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Polícia Militar – numa parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão. De acordo com o sargento Ademir da PM do Arroio, houve um incremento no número de policiais para cobrir a área do parque. "Tivemos um aumento conforme o fluxo esperado de pessoas. Na sexta-feira o nosso posto de comando recebeu o reforço de 20 policiais; 31 para o sábado; e 42 para o domingo. Outra medida tomada foi a reabertura da barreira na entrada do balneário", descreve.

A secretaria da Saúde do Arroio também disponibilizou equipes para ficarem de plantão durante o evento. "Uma ambulância, com uma enfermeira e um auxiliar, ficou junto às pistas para qualquer emergência durante os quatro dias. E montamos também um ambulatório, com mais uma enfermeira e um auxiliar, para sábado e domingo – em que contamos com um maior movimento de pessoas", cita o secretário municipal da pasta, José Luiz Oliveira, o Juquinha. No veículo puderam ser realizados atendimentos básicos, como curativos e o uso de aparelho de medir a pressão arterial. Existiu ainda a distribuição de preservativos para o público.

De acordo com o prefeito Evandro Scaini, o Arroio recebeu turistas de várias partes do país. "Caravanas, com mais de 10 caminhões cada, vieram de outras regiões do Estado, como Lages e Chapecó. E ainda de cidades de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul", especifica. Ele declara que para atender a demanda dos expectadores, a praça de alimentação teve aproximadamente 2.000 m². "Outra novidade para esta edição foi a inserção de duas categorias experimentais para as disputas: caminhões até 160 cv e truck eletrônico até 320 cv original", revela o organizador.

Autoridades prestigiam evento

 

O vice-governador Leonel Pavan e o secretário regional de Araranguá, Heriberto Schmidt, prestigiaram a arrancada. "Com muita honra e orgulho, participo deste grandioso evento que enaltece Santa Catarina. Os caminhoneiros devem ser homenageados porque são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico do nosso Estado e do Brasil", destacou Pavan, durante um discurso junto aos narradores da competição. Ele declarou ainda que a arrancada enriquece o esporte e a cultura do Estado. "O Balneário Arroio do Silva está sendo comentado em toda Santa Catarina, no Brasil e até fora do País", considera.

            O secretário regional elogiou a arrancada, com uma mega-estrutura para receber visitantes e competidores: "A cada ano o evento torna-se maior, com uma grande participação de público e de pilotos. Tudo foi muito bem planejado e a organização foi um dos grandes pontos da festa", ressaltou. Também acompanharam o vice-governador: o deputado federal Acélio Casagrande; o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski; e os deputados estaduais Manoel Mota e Valmir Comim. E ainda os prefeitos da região: Clésio Salvaro, de Criciúma; Ronaldo Carlessi, de Turvo; Nei Zanette, de Meleiro; e demais autoridades. O governador Luiz Henrique da Silveira ficou impossibilitado de prestigiar o evento, já que viria de helicóptero.

 

Chuva atrapalha a disputa das finais

 

A forte chuva que caiu no domingo em toda a região Sul catarinense fez com que a competição fosse encerrada por voltas das 15h30min de domingo. De acordo com o prefeito Evandro Scaini, havia uma lâmina de água de cerca de 20 cm por cima das pistas. Uma reunião foi realizada entre os organizadores do evento, a prefeitura do Arroio, pilotos e membros da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc) para decidir os passos a serem tomados. A maioria dos pilotos decidiu pela realização de um sorteio para definir a posição dos três primeiros colocados de cada categoria. "A única categoria que não possuía finalistas era a Força Livre, as demais já haviam realizado suas semifinais. Os pilotos resolveram por somar a quantia dos prêmios e dividir igualmente entre os primeiros colocados das sete categorias", revela o secretário municipal de Administração, Sílvio Vianna. Os três competidores que preferiram não participar dos sorteios tiveram o valor de suas inscrições devolvidas. A outra opção dada era o adiamento das finais para o domingo posterior à arrancada (dia 15), mas havia a impossibilidade da presença dos pilotos de fora de Santa Catarina. A premiação total foi de R$ 60 mil.

 

 

 

Campeões XIX Arrancada de Caminhões 2009

 

Categorias:

 

  • Toco/ Truck

 

1º: Ênio Piazza – Araranguá (SC)

2º: Adilson da Silva – Lages (SC)

3º: Sergio Carminati – Araranguá (SC)

 

  • Eletrônico

 

1º: Nelson Bastiani – São Paulo (SP)

2º: Clodoaldo Monteiro – Florianópolis (SC)

3º: Danilo Alamini – Criciúma (SC)

 

  • Cavalo Mecânico até 380 cv

 

1º: Antonio Gonçalves – Sombrio (SC)

2º: Danilo Alamini – Criciúma (SC)

3º: João Batista Santos – Colombo (PR)

 

  • Força Livre

 

1º: Claudiomar Ribeiro (Tiririca) – Lages (SC)

2º: Alexon Daniel (Bileco) – Balneário Arroio do Silva (SC)

3º: Junior Gral – Chapecó (SC)

 

  • 160 cv

 

1º: Marcos Alexandre – Canoas (SC)

2º: Eduardo Machado – Araranguá (SC)

3º: Luís Vagner – Canoas (RS)

 

  • Protótipo

 

1º: Sergio Carminati – Araranguá (SC)

2º: Júlio César de Freitas – Gravataí (RS)

3º: Rodrigo Tormem – Chapecó (SC)