Qualificação para melhorar atendimento ao público no Arroio

Uma oportunidade de aprendizado para melhorar o atendimento a toda a população do município. Foi desta forma que os cerca de 50 profissionais da área da saúde entenderam o planejamento estratégico da área, em Balneário Arroio do Silva. O encontro ocorre nesta sexta-feira, 04, das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas; e no sábado, das 8 horas às 12 horas, no Hotel Scaini. Por este motivo, todas as unidades da área, inclusive a secretaria, estarão fechadas durante o período. A capacitação conta com todos os funcionários da pasta: agentes comunitários, enfermeiras, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, odontólogos, auxiliares de odontologia, auxiliares de serviços gerais, motoristas, médicos, assistentes sociais, psicólogos, auxiliares administrativos e diretores.

Por meio de atividades em grupo, foram tratados assuntos como a importância do relacionamento interpessoal. "Esta qualificação serve para a construção do novo relacionamento dos funcionários com a comunidade. A qualidade no atendimento será um compromisso de todos. E ainda faremos um plano de ações para os próximos anos", destaca o secretário municipal de Saúde, José Luis de Oliveira, o Juquinha. A coordenação da capacitação ficou por conta da assessora da prefeitura, Gisela Scaini. "Na manhã de sexta-feira trabalhamos motivação, auto-estima, criatividade e preparação para atendimento ao público. Durante a tarde, teremos o planejamento estratégico e fecharemos o sábado com ações propostas para a área da saúde no Arroio", especifica.

Os profissionais fizeram uma análise das situações do dia-a-dia. "Considero uma qualificação como esta muito importante, para nos manter atualizados. Eu já havia participado da capacitação dos agentes comunitários há cerca de duas semanas. E também serve como uma interação entre os colegas", opina a agente comunitária Tatiane Vanzin. Ela atua no Programa de Saúde Família (PSF) do Posto Central Paulo Lupinn, e atende 200 famílias, num total de 750 pessoas. "É uma orientação para o serviço que desempenhamos, respeitando mais cada um – como nas visitas de casa em casa. Já que acompanho pacientes com diversos problemas, como hipertensos, diabéticos, e também a vacinação de crianças, entre outros", garante.