Plano Diretor: Boa participação de moradores na penúltima Leitura Comunitária

"Povo que participa erra menos". Foi à frase do prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, ao agradecer a presença dos moradores das comunidades de Areias Brancas e Praia da Meta e dar início a penúltima Leitura Comunitária para elaboração do Plano Diretor do município. A reunião realizada na noite de segunda-feira, 08, no Salão Comunitário da comunidade de Areias Brancas e foi uma das mais participativas, na avaliação dos organizadores.

Durante o encontro e após a explanação geral sobre o que é o Plano Diretor e suas etapas, feitas pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Jefferson Furmanski do Canto, os moradores interagiram fazendo diversos questionamentos e apresentando sugestões aos membros do Comitê Gestor e ao prefeito Evandro Scaini, Secretários e Vereadores presentes à reunião.

 

Grupos analisam pontos fracos e fortes do município

Quatro grupos de trabalhos foram organizados pelo Comitê Gestor para levantar os pontos fracos e fortes do município atualmente. Entre os pontos fracos, os moradores destacaram a necessidade de melhoria na infra-estrutura urbana, regularização de loteamentos, segurança pública e a necessidade de criar empresas para geração de empregos, entre outros. Os pontos fortes levantados foram os eventos, pavimentação de ruas, saúde, educação, transporte escolar, iluminação pública e hospitalidade do povo, entre outros. "Gostei da reunião e achei muito importante para discutir sobre as necessidades que temos, enquanto comunidade", avaliou a moradora da Praia da Meta, Luci Bitencourt Martins. Para Vanda Aguiar, o encontro foi produtivo e serviu para aproximar os moradores com a administração municipal. O coordenador do Caep de Areias Brancas e membro do Comitê Gestor, senhor Pedro Fernandes, disse que a leitura no seu bairro foi uma das melhores realizadas até agora. "Valeu o esforço, Fui de casa em casa convidar os moradores e o resultado foi a excelente participação", concluiu. A última reunião de Leitura Comunitária será realizada no Centro, no próximo dia 15 de junho, às 19 horas, possivelmente no Salão Paroquial do município.