Artesanato se prepara para a 18ª Festa do Peixe

"A união de todos no esforço de cada um". A frase que une o movimento cooperativista no mundo inteiro, é também a chave para a reestruturação do setor de artesanato do Balneário Arroio do Silva. Preocupados com a falta de união e desorganização da categoria, além de grande número de atravessadores vendendo os produtos; desde a temporada de verão a assessora da prefeitura Gisela Scaini e o diretor de Indústria e Comércio Everton "Pinto" dos Santos, vêm trabalhando forte na organização dos profissionais que atuam no artesanto do município.

"Havia duas associações de artesãos e muitos atravessadores na venda do artesanato. Logo que o prefeito Evandro Scaini assumiu a prefeitura iniciamos uma ação de valorização dos artesãos locais, padronizamos os estandes e confeccionamos camisetas para todos os expositores. A idéia deu certo mas agora precisamos avançar mais. Queremos saber quem realmente produz", lembra Gisela Scaini.

Nos últimos dias Gisela e Everton vêm se reunindo constantemente com os artesãos para efetuar um cadastro para a formação de uma única associação. "Além do espaço que iremos proporcionar já a partir da 18ª Festa do Peixe, também vamos organizar outros eventos e feiras para que eles possam vender seus produtos", afirma Pinto.

Só na última sexta-feira, 26, compareceram à prefeitura mais de 12 artesãos do Arroio do Silva para mostrar os produtos por eles produzidos e preencherem uma nova ficha de inscrição. "O artesanato é o meu ganha pão. Faço bonés de crochê e tricô, cachecóis e trabalho com conchas, biscuit, entre outros. Acho que se trabalharmos com organização fica tudo mais fácil e com o apoio da prefeitura se torna melhor ainda", diz a artesã Priscila Alves da Silva, moradora da Praia do Golfinhos. Na sexta-feira, 26, mais de 12 artesãos estiveram na prefeitura. O recadastramento prossegue na próxima quinta-feira, 02 de julho na sala de reuniões da prefeitura.