Capacitação ensina mulheres a fazer conservas de Hortaliças e Temperos

Fruto de mais uma parceria entre o Departamento de Indústria e Comércio da prefeitura de Balneário Arroio do Silva, Senar e Sindicato Rural de Araranguá, foi realizado nos dias 24 e 25 de junho, no Salão Comunitário do município, o curso de Conservas de Hortaliças e Temperos.

Com 16 horas aula, o curso foi ministrado pela instrutora Sueli Willemann e teve a participação de 22 mulheres pertencentes aos clubes de mães das comunidades da zona sul do município: Praia da Caçamba, Pescador, Golfinho e Zona Nova Sul.

"Adoro aprender coisas novas e o curso me ensinou muito neste sentido. Pretendo agora gerar alguma renda e fazer conservas sob encomenda e para amigos e familiares", disse entusiasmada a dona de casa Nair Salete Bueno, do clube de mães do Jardim Atlântico.

Dona Santina da Silveira, do clube de mães da Zona Nova Sul e merendeira da Creche Uliana Vitor, também estava feliz por ter participado do curso. "Aprendemos novas técnicas para manipular os legumes e temperos, tudo sem conservante. Já não precisarei mais comprar temperos e conservas porque farei em casa", conta.

A instrutora do curso, Sueli Willemann, elogiou a organização da prefeitura para a realização do evento e disse que as participantes foram atenciosas e assimilaram bem o conteúdo. "Nestes dois dias foi ensinado sobre como fazer conservas: picles, molhos tipo pomarolla, extrato de tomate, catchup, molho farrapo, sal temperado (tipo arisco) e pasta de alho. Tudo sem conservantes e validade de até 01 ano", lembra. Ao final do curso, estiveram presentes o prefeito Evandro Scaini e o vice Mário Mota e as respectivas esposas, Diane e Sirlei , o diretor de Indústria e Comércio, Everton "Pinto" Santos e esposa.

A primeira dama ressaltou a importância da capacitação para os clubes de mães e lembrou que em julho será realizado curso de pescados para os clubes de mães da Zona Norte, Centro, Erechim, Praia da Meta e Areias Brancas. O diretor de Indústria e Comércio agradeceu a parceria com o Senar e Sindicato Rural e se comprometeu em dar continuidade aos cursos. "Nossa meta é oferecer cada vez mais cursos, objetivando a melhoria de renda das famílias de pescadores do Arroio do Silva", concluiu.