Mães são orientadas sobre importância do exame preventivo
A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva está realizando nesta semana uma série de palestras para orientar as mulheres que participam dos clubes de mães sobre a importância do exame preventivo para evitar o câncer no colo uterino. "Sabemos que o frio é um desafio para nós mulheres, mas temos que fazer isso porque somos propensas a desenvolver o câncer no colo do útero", disse a enfermeira Greyce Copetti, responsável pela Unidade Central de Saúde Paulo Lupin, em palestra para as senhoras dos clubes de mães de Praia do Golfinho e Jardim Atlântico na tarde de quarta-feira, 15.
Entre os fatores de risco para desenvolver a doença estão à genética e o tabagismo. Os sintomas do câncer uterino são: sangramento, secreção vaginal e dor abdominal intensa. De acordo com a enfermeira Greyce, nas Unidades de Saúde Paulo Lupin e Marinho de Souza são feitas coletas através do exame conhecido como papanicolau, em todas as terças, à tarde e sextas-feiras, pela manhã.
Nas duas unidades do Arroio do Silva são realizados em média 40 exames preventivos semanais. "É muito importante à prevenção. Minha mãe morreu de câncer no colo do útero e uma irmã teve câncer no esôfago, por isso procuro fazer todos os exames", diz a moradora da Praia do Golfinho, Julieta Maciel Pereira, 55 anos. Durante as palestras as mulheres também receberam orientação sobre a Gripe A e o que fazer para evitar o seu contágio. Foi distribuído panfleto de orientação.