Saúde organiza grupo de hipertensos e diabéticos na Praia do Golfinho

Iniciativa surgiu após reivindicação dos moradores em reunião do Plano Plurianual -PPA, na comunidade

Com o objetivo de facilitar a vida dos pacientes portadores de hipertensão arterial e diabetes e ao mesmo tempo oferecer um atendimento diferenciado, com palestras e terapias alternativas, a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar do Balneário Arroio do Silva organizou um novo grupo, o 5º no município, com mais de 27 pessoas que abrange as praias do Golfinho e do Lúcio, na zona sul do balneário.

Ontem, 03, pela manhã, a enfermeira responsável pela Unidade de Saúde Central, Greyce Copetti, acompanhada da auxiliar de enfermagem Priscila Porto e da agente comunitária de saúde, Gláucia Benedet Cardoso, se reuniram com pacientes da comunidade.

A reunião foi no Salão Comunitário e constou de uma breve explanação sobre a formação do grupo e seus objetivos, pela enfermeira Greyce e da entrega de medicamentos controlados aos hipertensos e diabéticos. "Para nós, da secretaria de Saúde, a formação do grupo vai facilitar no atendimento e na entrega dos medicamentos, além disso, surgiram novos pacientes que antes não iam às reuniões em outro local", frisa a enfermeira responsável.

"Antes nós tínhamos que buscar o remédio no bairro Jardim Atlântico, agora com a criação do grupo em nossa comunidade vai facilitar muito", diz a aposentada Alvina Cardoso Polla, 68.

Satisfeita com a mudança ficou a mais antiga moradora da comunidade, dona Derotides da Conceição, conhecida por Tida. "Valeu a pena a gente ir a reunião e ser ouvida pelo prefeito e secretários, com o grupo organizado aqui no Golfinho, vamos poupar caminhada até o posto", disse. Na próxima reunião, marcada para o início de setembro, a farmacêutica estará palestrando sobre a importância do uso correto dos medicamentos.

As reuniões com os grupos de hipertensos e diabéticos prosseguem nesta semana. Hoje,  04, na Igreja Evangélica; Amanhã, 05, na Praia da Caçamba; Dia 06, Jardim Atlântico no Salão Comunitário e dia 07 de agosto na Igreja Evangélica do Arroio do Silva.