Gripe A – Vigilância alerta sobre riscos de contaminação

Junto à medida de suspensão das atividades escolares na rede municipal de ensino de Balneário Arroio do Silva, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, procura alertar as demais atividades que envolvam aglomeração de pessoas.

Na manhã de ontem, 12, o secretário de Saúde, José Luiz de Oliveira, o Juquinha, o diretor de Educação Fundamental, Dário Donato Luciano, o Darinho e as enfermeiras Franciele Ramos Silva, da Vigilância Epidemiológica, Greyce Copetti e Patrícia Paladini, responsáveis pelas Unidades de Saúde Paulo Lupin e Marinho de Souza, respectivamente, estiveram com os professores das escolas e idosos que praticam ginástica no Salão Paroquial.

"Pessoal, por medidas de precaução e respeitando a orientação da Secretaria Estadual de Saúde, estamos solicitando a suspensão das aulas até segunda ordem. Não há motivo para pânico porque não temos nenhum caso confirmado em nosso município, mas cautela e caldo de galinha nunca fez mal pra ninguém", disse o secretário Juquinha para os cerca de 30 idosos que praticavam ginástica.

A responsável pela VE, enfermeira Franciele Ramos Silva, reforçou o apelo feito pelo secretário e disse que a suspensão se deve ao fato de os idosos estarem no grupo de risco. "O foco maior do nosso trabalho é a prevenção", ressaltou.

Grupo já esperava suspensão das aulas de ginástica

A professora de educação física, Eliege Angelina Figueiredo, não levou por surpresa o pedido de paralisação. "Já estávamos esperando por esta orientação e o grupo já estava utilizando do álcool e iodo para evitar qualquer tipo de contaminação pelo vírus H1N1, causador da Gripe A. Assim que obtivermos o sinal verde da Saúde, vamos retomar as atividades", comentou.

Os idosos entenderam a suspensão da ginástica até que o vírus seja erradicado da região. "Eu adoro fazer ginástica, devo minha vida a esta atividade. Tive problemas cardíacos e vivia uma vida sedentária. Agora faço caminhada, tenho melhor resistência física e me considero outra pessoa", conta.

O grupo de idosos que participa das aulas de ginástica, por algum período tiveram que bancar as aulas por falta de incentivo da administração anterior. Desde o início de agosto deste ano, no entanto, as aulas em todas as quartas e sextas-feiras, voltaram a ter apoio da nova administração do Arroio do Silva.