Dia da Árvore é comemorando com pedágio verde, palestra e plantio de árvores

Dia da Árvore

Da teoria a prática: Alunos do Arroio distribuem e plantam árvores

Pedágio Verde pela manhã, com a entrega de 2 mil mudas de espécies nativas, palestra e plantio na mata ciliar, às margens do canal DNOS. O Dia da Árvore foi comemorado em grande estilo ontem, 21, no Balneário Arroio do Silva.

A programação organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e Departamento de Meio Ambiente, com o apoio da Florestal S/A e Instituto Brasileiro de Florestas mobilizou dezenas de alunos das escolas municipais Jardim Atlântico e Passo Fundo, Creche Carmem Matos, Apae e Escola Estadual Apolônio Ireno Cardoso.

A primeira atividade do dia foi na Avenida Regimento Barriga Verde, aonde os alunos e professores distribuíram mudas de espécies nativas aos motoristas e pedestres. “Dou nota 10 pela iniciativa. Nosso planeta precisa de ações deste tipo”, disse a motorista Ana Paula Fracasso ao receber uma muda. “Os motoristas são muito receptivos ao pedágio. Para mim foi muito importante participar desta ação, já havia feito isso no desfile de 7 de setembro”, comentou a aluna Fernanda Santana Cadorin, 13 anos, aluna da 7ª série da Escola Jardim Atlântico.

O prefeito Evandro Scaini, vice Mário Mota e a vereadora Maristane Silveira Barbosa e o presidente da Apae, Alinor Pires, prestigiaram o evento e a Polícia Militar
orientou o trânsito.A programação teve seqüência na parte da tarde com apresentações pelos alunos do ensino fundamental da Escola Jardim Atlântico no Salão Comunitário do bairro do mesmo nome. Na ocasião estavam presentes o presidente do Grupo Florestal S/A, Valcir Mantovani e coordenador do IB Florestas, Higino Aquino do Paraná.

Recuperação da Mata Ciliar

A beira do canal DNOS que liga o complexo lagunar entre a Lagoa da Serra, Lagoa do Caverá e Lagoa do Sombrio, na empresa Turfa Fértil (Florestal S/A), foi inaugurado o projeto que prevê o plantio de 80 mil mudas de espécies nativas para recuperação da mata ciliar. O ato contou com a participação de alunos e professores de escolas de Arroio do Silva, Araranguá e Santa Rosa do Sul, além do 28º GAC de Criciúma. “Nosso projeto pretende gerar emprego e renda para trabalhadores do Arroio do Silva, com a implementação de viveiro familiar e sementes do trabalho”, disse o presidente do Grupo Florestal Valcir Mantovani. Para o diretor de Educação de Balneário Arroio do Silva, Dário Donato Luciano, a programação do Dia da Árvore alcançou os objetivos porque proporcionou aos alunos e professores a prática da teoria. “Precisamos recuperar o tempo perdido. Nosso município precisa ser reflorestado para que as futuras gerações tenham melhor qualidade de vida”, concluiu.