Temporal com chuvas de granizo causam destruição em 250 casas no Arroio
250 residências localizadas nas praias de Lagoinha, Maracujá, Aquabela, Caçamba, Golfinho,Bio, Stelamaris, Guairacá, Arpoador, Capão do Jacque, Lúcio, Mariscão e bairros Jardim Atlântico, Centro, Mangueirinha, Vila Isabel e Pesque-Pague, zona sul do Balneário Arroio do Silva; foram destelhadas devido ao temporal de granizo na madrugada de domingo, 27.
A situação mais grave foi vivida pelos moradores e comerciantes da Praia da Caçamba, que tiveram os telhados de suas casas destruídos devido às pedras que caíram. A igreja e o salão comunitário também tiveram os telhados destruídos.
O mesmo ocorreu na Unidade de Saúde Ângelo Borges, que ficou totalmente alagada, devido à quebra de telhas. Mesmo assim, a unidade atendeu dezenas de moradores que foram comunicar os estragos para o relatório da Defesa Civil e buscar lonas para cobrir os móveis e utensílios domésticos.
Morador da Praia da Caçamba há 60 anos, seu Aroldo Teófilo Flor, 85 anos, disse que nunca viu nada parecido com as pedras que caíram na madrugada de domingo. “As pedras eram muito grandes, do tamanho de bola de sinuca”, comentou.
Prefeito visita moradores atingidos
O prefeito Evandro Scainia, a primeira dama Diane e o vice prefeito Mário Mota, estiveram na região atingida, tranqüilizando os moradores. Foi decretada Situação de Emergência no Município e acionada a Defesa Civil Estadual, bem como a Municipal e Regional, para socorrer as famílias atingidas. Segundo o prefeito, serão necessárias, no mínimo, 20 mil telhas para cobrir as casas atingidas.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, José Luis de Oliveira, o Juquinha, mobilizou todos os Agentes Comunitários (PSF) da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social, Secretaria de Obras e Planejamento, Indústria e Comércio, para levantamento dos estragos e entrega de aproximadamente 4.000 metros quadrados de lonas para cobrir as casas internamente.
As fortes chuvas que caíram no domingo, 27, também prejudicaram a infra-estrutura do município. A estrada geral que liga a Avenida Santa Catarina até Lagoinhaa, teve que ser interditada nas proximidades da Praia do Pescador, devido a enxurrada que levou parte da pista. Os motoristas que vem da região da Praia da Caçamba, devem fazer o atalho por Araranguá, via-BR-101 e depois SC-449 para chegar ao Arroio do Silva. O mesmo quem desejar se deslocar para a região sul do município.