Arroio e Araranguá se unem pelo Acesso Sul
Uma das bandeiras da atual administração municipal do Balneário Arroio do Silva, o projeto de asfaltamento do Acesso Sul entre a BR-101, Praia da Caçamba e Centro do Arroio – começa a se tornar uma realidade.
Depois de quase 10 meses de mobilização em torno do projeto, conquistando a adesão dos prefeitos da Amesc, deputados estaduais e federais, senadores; os prefeitos do Arroio do Silva, Evandro Scaini e de Araranguá, Mariano Mazzuco Neto, assinam, nesta quinta-feira, 29, o tão sonhado Projeto do Acesso Sul.
A solenidade será realizada no Salão Comunitário da Praia da Caçamba, com início às 20 horas, durante uma sessão solene das câmaras de vereadores dos dois municípios. O acontecimento contará com a presença do secretário do Desenvolvimento Regional da 22ª SDR, Heriberto Schmidt, presidente da Amesc, Alex Sandro Bianchin, prefeitos da região, deputados estaduais, federais e comunidades abrangidas pelo tão sonhado projeto.
“A assinatura do convênio Acesso Sul significa para todos Nós, uma conquista que garante a movimentação do Turismo, o desenvolvimento de Comunidades e o fortalecimento dos Municípios envolvidos. Foi por amor a estas causas e graças à união de forças de nossas lideranças, que conseguimos chegar neste primeiro passo”, afirma o prefeito Evandro Scaini.
O Acesso Sul
Com o evento da duplicação da BR-101 e considerando que o desvio previsto no projeto do trecho Sul prejudicaria o acesso dos turistas vindos do Rio Grande do Sul – que somam cerca de 80% do total dos que passam férias no município – o prefeito do Arroio do Silva, Evandro Scaini, com o apoio da Amesc defendeu a implantação de um novo acesso, que seria no sentido Sul, desde a Avenida Santa Catarina, no Centro, passando pelas praias da Zona Sul, como: Golfinho, Lúcio, Pescador, Praia da Caçamba, Turfa Fértil, estrada geral próximo a Cargil Alimentos, em Araranguá, até o Bairro Santa Catarina, culminando na BR-101.
O trajeto soma um percurso de 15,8km, sendo 11 km pertencentes a Balneário Arroio do Silva e os outros 4,8 km ao município de Araranguá.