Caminhada encerra Semana Rosa no Arroio

 

Panfletagem na cidade, orientações para a Terceira Idade, Clubes de Mães, professores e funcionários de escolas e creches, palestras e caminhada. Este conjunto de ações determinou o sucesso da Semana Rosa no Arroio do Silva, que alertou sobre a prevenção do câncer de mama.

 

Duas palestras com as especialistas em saúde pública, Evelin Elias, secretária Municipal de Saúde de Araranguá e Eleonora D’Orsi, mestre e doutora em saúde pública, da UFSC de Florianópolis, contribuíram para tirar as dúvidas da população.

 

Durante a semana as enfermeiras das Unidades de Saúde Paulo Lupinn e Marinho de Souza, examinaram mais de 300 mulheres e encaminharam dezenas de exames gratuitos de mamografia.

 

Caminhada

 

A Semana Rosa encerrou com uma caminhada no sábado, 31, pela manhã, entre o trevo de acesso à cidade, seguindo pela Avenida Regimento Barriga Verde até a Avenida Santa Catarina. O trevo principal e as rótulas da avenida foram enfeitados com balões, num trabalho que começou às 5h da madrugada. Antes do início da caminhada a primeira dama Diane Scaini e enfermeira Patrícia Paladini plantaram uma muda de roseira – símbolo da campanha – no trevo principal.

Os participantes vestindo camiseta rosa seguravam balões e faixas com alertas sobre o câncer de mama. Comerciantes ao longo da avenida também penduraram balões em frente às lojas em apoio à caminhada. Durante o percurso, um carro de som divulgava mensagens sobre prevenção contra a doença.

O prefeito Evandro Scaini, vice-prefeito Mário Mota, Secretário de Saúde e Bem Estar Social, Juquinha, diretores e centenas de mulheres e homens, de todas as idades prestigiaram o evento. “Parabenizo ao secretário, enfermeiras e agentes de saúde pela realização dos eventos da Semana Rosa. Este é o passo a mais que queremos para termos um Arroio do Silva mais feliz”, comentou. “É muito importante esta caminhada para alertar a população, porque o câncer é uma ameaça à saúde da mulher” disse Judite Réus Silveira, conhecida por dona Filha. 

 

Símbolos da luta contra o câncer

 

Entre as mulheres da caminhada, duas vitoriosas. A aposentada Lourdes Spido de Oliveira, 58 anos, teve o colo do útero atingido pelo câncer e a mama direita, foi retirada, devido ao câncer de mama. “Muitos pensavam que eu iria morrer, mas converso muito com Deus e ele tem me socorrido, por isso estou aqui, participando desta caminhada”, conta.

 

Lourdes, devido às sessões de radioterapia perdeu o movimento dos quadris e anda em cadeira de rodas. Outra guerreira que estava no pelotão do Conseg, Isolde Demaman, luta contra o câncer de mama. “Agradeço a minha amiga Agda que muito me auxilia para vencer a doença”, disse.

 

Ao final da caminhada, todos os participantes soltaram balões para o céu, num espetáculo muito bonito. O secretário de Saúde, José Luis de Oliveira, o Juquinha, elogiou a iniciativa das enfermeiras Patrícia Paladini e Greyce Copetti, e respectivas equipes, afirmando que a promoção superou todas as expectativas. “Esse conjunto de ações conseguiu sensibilizar a população. As equipes estão de parabéns”, concluiu.