Epagri inicia Monitoramento da Pesca Artesanal no Arroio

Com o objetivo de valorizar o pescador artesanal como um profissional responsável pela produção de alimentos de alta qualidade; mostrar a importância sócio-econômica da Pesca Artesanal e conhecer as dificuldades e problemas da pesca artesanal, entre outros; foi iniciado oficialmente no Balneário Arroio do Silva, o projeto de Monitoramento da Pesca Artesanal.

A monitora contratada pela Epagri, Kate da Silva Francisco, pescadora artesanal da Praia do Maracujá, iniciou os trabalhos no dia 13 de novembro. “Após participar de curso na Epagri de Florianópolis, já visitei cerca de 20 famílias e estou sendo bem recebida pelos pescadores”, conta a monitora. Segundo Kate, que é neta de pescador, os peixes mais capturados no momento são: Pampo e Bagre, além de mariscos. A grande maioria das famílias utiliza redes de espera para capturar os pescados.

De acordo com a extensionista da Epagri, Marley Alborghetti, para que o projeto dê certo é muito importante a colaboração dos pescadores no repasse das informações à monitora, sobre os petrechos utilizados para a pesca, tipo de peixes pescados. “Estas informações servirão para elaboração de projetos construídos em conjunto com os pescadores”, destaca. A extensionista esteve na prefeitura municipal, onde apresentou a monitora ao prefeito Evandro Scaini.

O chefe do executivo arroiosilvense solicitou uma parceria para que os pescadores sejam incentivados a retirarem o Bloco de Produtor e retirem a Nota Fiscal a cada venda de pescados. “Com isso vamos melhorar a arrecadação de ICMS e poder oferecer mais serviços e projetos voltados aos pescadores”, reforçou Scaini. Para retirar o Bloco de Produtor, os pescadores não têm nenhum custo. “Basta ele nos procurar, efetuar seu cadastro, trazendo consigo o número do CPF, Identidade, comprovante de residência (conta de luz) e a carteira profissional e certidão de casamento atualizada”, frisa Priscila Michels, fiscal de tributos.