Novo Plano Diretor do Arroio propõe prédios de 2 andares na beira mar

Para evitar o sombreamento na praia que prejudica os banhistas em balneários como Camboriu, Itapema e outros, o primeiro Plano Diretor do Balneário Arroio do Silva determina que as construções na Avenida Beira Mar sejam de dois andares. Nas demais áreas da cidade, poderão ser construídos prédios com 4 andares até a Avenida Santa Catarina e após esta zona acima de 6 e o máximo 8 andares.

A proposta foi levantada pelos técnicos do Consórcio Hardt/Engemin, Ricardo Schussler e André Turbay, durante a 4ª Audiência Pública do Plano Diretor Participativo, realizada na noite de quarta-feira, 25, no Hall da Prefeitura de Arroio do Silva. A reunião que foi coordenada pelo engenheiro civil, Jefferson Furmanski do Canto, Secretário de Planejamento Urbano da prefeitura, contou com a presença do vice-prefeito Mário Mota, vereadores Zé Gadelha e Maristane Silveira, presidente do Conseg, Valdemar Cibien,  futuro presidente da CDL, Nelson Cemin, Secretário de Administração e Finanças, Silvio Vianna, representantes de associações de moradores e outra lideranças da comunidade.

A audiência tratou sobre o Zoneamento e macrozoneamento urbano do município.

Os técnicos apresentaram um plano em que as principais vias de acesso ao município e urbanas sejam aproveitadas para o escoamento da produção e desenvolvimento turístico. A audiência iniciou com a apresentação das propostas regionais, uso do solo, definição de áreas para uso industrial, plano de conservação das lagoas do Caverá e da Serra, controle e adequação das ocupações sobre as dunas, controle da expansão da silvicultura e exóticas, plano de saneamento ambiental, participação popular, controle de APPs, programa de educação ambiental e outras propostas para a Educação, saúde, Social, Segurança Pública, Segurança, entre outras.

“Até o momento temos 25% do Plano Diretor realizado. A partir destas informações e propostas apresentadas no processo de Zoneamento, discutiremos com a comunidade para definir qual a melhor alternativa”, afirmou Jefferson do Canto. A 5ª Audiência Pública para execução do Plano Diretor Participativo do Arroio do Silva será realizada no dia 07 de dezembro, às 19h30min.