Arroio celebra 13 anos de emancipação com show de fogos e banda

Nas repartições públicas municipais e estaduais será observado ponto facultativo no dia 29

Os 209 anos de história e 13 anos de emancipação político-administrativa de Balneário Arroio do Silva serão comemorados na noite desta terça-feira, 29, com show de fogos de artifício, homenagens e show com banda LokaMania.

A programação de aniversário inicia às 19h30min com o cerimonial de abertura do Campeonato de Futsal na quadra. Durante o cerimonial, o prefeito Evandro Scaini vai entregar uma placa para a família do professor Leonardo Bardini Pietsch, o Nado, que morreu tragicamente neste ano em acidente de trânsito.

A taça do campeonato leva o nome do desportista que brilhou nos eventos esportivos do Arroio do Silva e região.  A partir das 21 horas, no palco central, em frente ao Getulhão, haverá uma comemoração pelos 13 anos de emancipação do Arroio do Silva, com a tradicional queima de fogos e uma homenagem ao cidadão Arnaldo Fioravante Minatto, que receberá o diploma de “Amigo do Arroio”, por suas ações voluntárias como para a construção de uma capela mortuária no Arroio do Silva.  “É uma maneira de lembrar das pessoas que contribuem para o desenvolvimento do nosso município”, frisa o prefeito Evandro Scaini, que pretende homenagear mais pessoas da comunidade nos próximos eventos com a distinção.

209 anos de história

A história do Arroio do Silva remonta há 209 anos. Em meados do século XVIII, em uma casa do campo, às margens de um arroio que corria para o mar, morava a família Silva, uma das primeiras a fixar residência na localidade, que passou a ser denominada Arroio do Silva. Com a abundância de pescados e a boa localização, na década de 30 cerca de 20 famílias se estabeleceram na localidade que pertencia a Araranguá.

Na mesma época surgiram os hotéis elevando o conceito do povoado para bairro e a primeira igreja foi construída. Na metade do século XIX  chegaram os imigrantes italianos, alemães e descendentes de açorianos, com predomínio destes últimos com a emancipação dos distritos. Em 20 de setembro de 1988 foi transformado em distrito e passou a ser chamado oficialmente de Arroio do Silva.

Em abril de 1995 a Comissão Pró-Emancipação, formada por14 lideranças foi credenciada junto ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado e iniciou o processo que culminaria com a realização de plebiscito em Dezembro de 1995.

Após a aprovação da comunidade votando pelo "sim", no dia 29 de Dezembro de 1995 a maioria dos Deputados Estaduais aprovou a lei nº 10.055, que emancipou o então distrito Arroio do Silva. A referida lei foi sancionada pelo Governador do Estado Paulo Afonso Evangelista Vieira. A partir deste marco histórico, Arroio do Silva foi desmembrado de Araranguá, passando a ser município e a chamar-se oficialmente pelo nome de "Balneário Arroio do Silva".

Dados sobre o Município

Fundação: 29 de dezembro 1995

Gentílico: Arroiense ou arroio-silvense

Prefeito: Evandro Scaini (DEM)