Carnarroio se confirma como maior evento do extremo-sul

Mesmo sem competição as duas principais escolas de samba do Balneário Arroio do Silva, a estreante Unidos do Arroio e a já tradicional Navegantes; deram um show na passarela do samba da Avenida Getúlio Vargas, no domingo de carnaval. O grande público que se concentrou nas arquibancadas e ao longo da avenida, foi contagiado pelos desfiles das duas escolas e blocos de sujos Vem K Gay e Bitorbicha.

O desfile iniciou pontualmente às 22h com show pirotécnico. Em seguida a escola de samba Unidos do Arroio, sob o comando do presidente Wilmar Nagel e primeira dama Rose desfilaram o enredo do carnavalesco James Périco: Brasil reinado de um povo livre. A escola se apresentou com 450 componentes, 03 carros alegóricos, 11 alas (além da bateria), rainhas do Carnaval do Arroio do Silva, da escola de samba e a madrinha da bateria, além de 18 destaques. O samba enredo foi executado pelos sambistas Ulisses Ricardo (compositor), Jorginho e Everton dos Santos, com o acompanhamento da bateria do mestre Frozinha. O prefeito Evandro Scaini foi destaque da ala “O Samba desce o Morro”, que relembrou o carnaval de Turvo. Os blocos Sambão e Malandro foram lembrados pelos sambistas com camisetas e emocionou os mais antigos que participavam dos carnavais no Grêmio Turvense.

Ídolo na avenida

A segunda escola a desfilar foi a Navegantes, com 15 anos de história e sob o comando de Pedro Ivo Passos e a primeira dama Santina. A escola apresentou o enredo Copa do Mundo da África, desenvolvido pela carnavalesca Márcia Seixas. O samba enredo foi puxado por Pedro Ivo, Rafael, Roger e Rose, com a bateria do mestre Nonô. A Navegantes levou para a avenida mais de 600 componentes que se dividiram em 13 alas, incluindo a bateria. O principal destaque da escola foi o ex-craque de futebol do Internacional de Porto Alegre e da Seleção Brasileira de 74 na Copa da Alemanha, Valdomiro Vaz Franco, que desfilou em um carro alegórico que simbolizava um campo de futebol. Valdomiro distribui camisetas e bolas autografadas ao público e autoridades que estavam no camarote. O recordista mundial de embaixadinhas, Martinho do Balãozinho e seus alunos, também deram um show na avenida.

Autoridades no samba

Prestigiaram o grande desfile das escolas de samba no Arroio do Silva, o presidente do legislativo, Enedir da Silva e vereadores, secretários municipais, prefeito de Ermo, Marcos Leone de Oliveira, os deputados federais, Jorge Boeira (PT) e Acélio Casagrande, Neno Fontoura, que representou o deputado Edinho Bez e o deputado estadual Manoel Mota, entre outros convidados especiais que estiveram no camarote. Após os desfiles, a multidão se deslocou para o palco central, em frente ao Getulhão e pular e sambar ao som da Bandativa, até por volta de 3h30min da madrugada. O Carnarroio encerrou na terça-feira, 16, com tarde infantil no Getulhão.

O Carnarroio foi realizado pela Prefeitura de Balneário Arroio do Silva, com incentivo do Governo do Estado, Funturismo, Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo e com a organização da Aspekto Comunicação. Segundo José Pereira, da agência Aspekto, em cinco dias o Carnarroio recebeu mais de 120 mil pessoas de várias regiões do país. Fotos: Assecom/PMBAS