Arroio inicia vacinação de gestantes, crianças e portadores de doenças crônicas
A partir desta segunda-feira, 22, em continuidade a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A (H1N1), a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva inicia a vacinação de gestantes, crianças de 6 meses a dois anos de idade e portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos, contra a gripe A. O prazo vai até 2 de abril.
A exceção fica por conta das grávidas, consideradas do grupo de risco e que podem se vacinar até 21 de maio. Segundo a responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Franciele Ramos Silva, a meta de vacinação para esta nova etapa é de 740 pessoas. “Nossos agentes de saúde entregaram à população folder com o calendário de vacinação, isso facilita nosso trabalho”, afirma.
De acordo com o secretário de Saúde e Bem Estar Social de Arroio do Silva, José Luiz Oliveira, o Juquinha, “Há muita informação inverídica rolando na Internet, que deixa as pessoas confusas quanto à vacinação. Recomendamos aos que tem alguma dúvida busque informações no site do Ministério da Saúde ou nas unidades de Saúde do Município”, frisa.
O governo dividiu a população em cinco grupos. A divisão se deu por faixas etárias e ou situação de vulnerabilidade. As pessoas que têm doenças crônicas, diabetes, que estejam no grau 3 de obesidade, doentes renais e hepáticos são consideradas um grupo de risco e vão ter direito à proteção.
O primeiro grupo a receber a dose da vacina foi composto por trabalhadores do serviço de saúde: médicos, recepcionistas e funcionários, além da comunidade indígena, que foi incluída nessa primeira etapa.
Calendário e alertas
· 22 de março a 2 de abril – grávidas; crianças de 6 meses a 2 anos; portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos – incluem-se nesse grupo pessoas com obesidade de grau 3 (antiga obesidade mórbida), diabetes, doenças hepáticas e renais. Não será exigido atestado médico. As mulheres que ficarem grávidas após este período devem procurar um posto para serem vacinadas.
· 5 a 23 de abril – Serão vacinados os jovens e saudáveis com idade entre 20 e 29 anos.
· 27 de abril a 7 de maio – Idosos que tenham a partir de 60 anos.
· 10 a 21 de maio – Período para a população de 30 a 39 anos ser imunizada.
Para evitar contaminação – Lave sempre as mãos; tape a boca e o nariz ao espirrar; evite ambientes pouco ventilados; não divida copos, talheres e outros objetos pessoais.
Atenção aos sinais – Doenças respiratórias devem ser tratadas logo, para não evoluírem para uma pneumonia e outras complicações. Fonte: Ministério da Saúde e médicos especializados