Administração do Arroio e entidades promovem novos cursos

O Departamento de Indústria e Comércio da Administração Municipal do Balneário Arroio do Silva, graças à parceria firmada em 2009 com o Sindicato Rural de Araranguá e Senar; está proporcionando novos cursos de capacitação para as pessoas da comunidade. Ontem, 26, foi concluido no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, o Curso de Embutidos e Defumados de Frango, com a participação de 14 senhoras de diferentes bairros do município. Segundo a instrutora do curso Sueli Willemann, de São Martinho, as alunas aprenderam técnicas  de higiene no preparo e manipulação de carnes, desossa de coxa e sobre-coxa e a fabricação de salaminhos, salame defumado, mortadela, presunto e vários outros produtos derivados de frango. “Daqui pra frente se elas quiserem produzir para comercializar, dentro das normas, estão preparadas. Espero que elas continuem fabricando os embutidos”, aconselhou.Ao meio-dia foi servido um gostoso almoço, que contou com a participação do prefeito Evandro Scaini e esposa, vice-prefeito Mário Mota e esposa, secretário de Obras, Dionei de Souza Teixeira, Diretor de Indústria e Comércio, Cristiano Oliveira, Supervisora do Senar Sul, Sueli da Rosa e secretária do Sindicato Rural de Araranguá, Terezinha. Bortolotto e as participantes do curso.Amizade e aprendizado Bernardete Guinasi, do bairro Areias Brancas, participou pela primeira vez de um curso do Senar/Sindicato no Arroio e disse que aprendeu muita coisa nova. “Além disso o curso proporcionou amizade entre as participantes”, comentou. Dona Inêz  Turski, do Centro, também  adorou o curso, foi maravilhoso participar e aprender, “ a gente sai do estresse de casa, amei”, elogiou.  Para a supervisora regional do Senar, Sueli Rosa, Sueli Rosa, o curso teve ótimo aproveitamento. “Neste ano estamos promovendo uma média de 130 cursos realizados entre Passo de Torres e Tijucas.Tudo foi planejado em 2009. Toda a demanda e interesse é levantada pelo município que leva ao sindicato que faz o planejamento. Novo Curso inicia na segunda Conforme o diretor de Indústrias e Comércio da Prefeitura de Balneário Arroio do Silva, na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, inicia o Curso de Doce de leite e Yogurte caseiro, com 16 participantes. “Nosso objetivo é realizar uma feira em outubro, onde todos os participantes de cursos e nossos artesãos, possam comercializar seus produtos”, concluiu.