Cavalarianos enfrentam tempo chuvoso para trazer simbolo da Semana Farroupilha para SC

Mais de 30 cavalarianos participaram da cavalgada que trouxe a Chama Crioula para as comemorações da 8ª Semana Farroupilha de Balneário Arroio do Silva.

O grupo, formado por tropeiros do Rancho Tavares, Estância Toca do Gambá, Regimento Barriga Verde e CTG Galpão de Estância; partiu do Arroio na sexta-feira, 10, ao final da tarde em direção a Torres/RS. Lá, eles acenderam a centelha da tradição, almoçaram no território de Balneário Gaivota, pernoitaram no Sepé Tiarajú de Lagoinha, na divisa entre os municípios e chegaram ao Acampamento Farroupilha, por volta de meio-dia.

O capataz geral, Alinor Vieira Pires, o prefeito Evandro Scaini e respectivas esposas, receberam das mãos de Vasconcelos Tavares, um dos organizadores da cavalgada, a chama crioula, que ficou hospedada em um rancho apropriado, no acampamento farroupilha.

Bravos cavaleiros enfrentaram chuva no percurso entre Torres, RS e Arroio do Silva, SC

Durante a cavalgada a chama crioula foi exaltada pelos cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros de Santa Catarina. Os cavaleiros foram acompanhados por uma comitiva de caminhonetes, com os mantimentos para os participantes e para os animais. O vice-prefeito Mário Mota, acompanhou toda a cavalgada ostentando a bandeira do Arroio do Silva. “Eles enfrentaram cansaço, mal tempo, desafiando os limites do corpo e da natureza, para realizar a tarefa de escolta da chama crioula. Fazem esta missão com bravura e felicidade, porque são tradicionalistas de alma e coração”, disse Ana Paula, responsável pelo cerimonial.

Os participantes da cavalgada da chama crioula foram recepcionados com um churrasco no Acampamento Farroupilha e depois recebeu a benção religiosa pelo padre Arcângelo Sprícigo. A programação da abertura das comemorações da 8ª Semana Farroupilha prosseguiu à noite com artistas locais.  “É uma emoção e satisfação muito grande em ver novamente a comunidade unida na semana farroupilha. A gente iniciou o movimento e hoje se sente feliz em ver novos grupos como o Toca do Gambá, que está participando. Convidamos a população para nos visitar até o dia 20”, comentou o capataz Alinor Pires. Nesta segunda-feira, 13, o encontro da Terceira Idade do Arroio do Silva, será feito no Acampamento Farroupilha, a partir das 13h30min.

Confira as demais atrações da programação:

13/09 – Segunda-Feira– 09 horas: Hasteamento das BandeirasHino NacionalMateada– 19 horas: Apresentação da Invernada do CTG Galpão de Estância– 20 horas: Apresentação da Invernada do CTG Crioulos do Caverá

14/09 – Terça-Feira– 09 horas: Hasteamento das BandeirasHino NacionalMateada– 19 horas: Noite de Shows com Artistas Locais

15/09 – Quarta-Feira– 09 horas: Hasteamento das BandeirasHino NacionalMateada– 19 horas: Apresentação Invernada Instituto Federal Catarinense

16/09 – Quinta-Feira– 09 horas: Hasteamento das BandeirasHino NacionalMateada13 horas: Demonstração de Ensilhas19 horas: Apresentação da Invernada CTG Porteira do Faxinal

17/09 – Sexta-Feira– 09 horas: Hasteamento das BandeirasHino NacionalMateada– 13 horas: Demonstração de Encilhas– 19 horas: Apresentação das Escolas Municipais– 19h40mim: Apresentação da Terceira Idade

18/09 – Sábado – 09 horas: Hasteamento das BandeirasHino NacionalMateada– 9 horas: Inicio da Escolha da Prenda Farroupilha  Prova Escrita– 10 horas: Exposição de Cavalos– 14 horas: Prova Artística – 14 horas: Prova do Tambor– 19 horas: Homenagens– 20 horas: Apresentação da Prenda Farroupilha– 20h30min:  horas: Show Valores Culturais

19/09 – Domingo– 09 horas: Hasteamento das BandeirasHino NacionalMateada– 09 horas: Missa Crioula– 10 horas: Exposição de Cavalos– 10 horas: Provas Hipismo Rural– 17 horas: Demonstração Rédia Americana – Haras Araranguá– 17h30mim: Entrega das Premiações

20/09 – Segunda-Feira– FERIADO NUNICIPAL – 09 horas: Hasteamento das Bandeiras– 10 horas: Desfile de encerramento– 12 horas: Almoço Festivo Comunitário– 14 horas: Desasteamento das Bandeiras e Encerramento da VIII Semana Farroupilha.