Semana Farroupilha chega ao final com sucesso alcançado

Depois de um ano sem a sua realização, (devido à gripe suína em 2009) voltou com força total à organização da 8ª Semana Farroupilha de Balneário Arroio do Silva.

Os organizadores, Prefeitura e entidades tradicionalistas Rancho do Tavares, Regimento Barriga Verde e Estância Toca do Gambá, com apoio dos CTGs Crioulos do Caverá e Galpão de Estância. Nesta oitava edição, realizada numa área as margens da Avenida Regimento Barriga Verde, a Prefeitura montou uma excelente infra-estrutura, com tendas para abrigar ao público, galpão farroupilha, banheiros químicos, estacionamento e restaurante.

Durante os nove dias de atividades, os visitantes puderam assistir a chegada da chama crioula, shows artísticos, trovas, declamações, apresentações de invernadas artísticas e dançar com a música do conjunto Entrevero. “Um evento como este é uma forma de valorizar a tradição e atrair mais turistas para o município”, diz a diretora de Turismo, Luciane Oliveira.

Escolha da Prenda Farroupilha

No sábado, 18, ocorreu a solenidade de entrega de certificados para Laci Borck da Silva e Roseli Marmentini, pela contribuição nas semanas farroupilhas já realizadas. Também foram homenageados os pioneiros da semana farroupilha, entre eles, seu Chico e dona Dedé, que promoveram a primeira mateada no Getulhão, em 2002. A noite reservou ainda a escolha da Prenda Farroupilha, sendo eleita por indicação a senhora Gelci Novello de Azevedo, como primeira prenda, Elaine Siqueira de Siqueira como segunda prenda e a menina Inãe.

Missa Crioula e desfile

No domingo, 19, pela manhã, ocorreu a missa crioula, celebrada pelo padre Arcângelo, com a participação da comunidade e cavalarianos. O prefeito Evandro Scaini e primeira dama Diane participaram da celebração. Após ocorreu o tradicional desfile dos cavaleiros pelas ruas do Arroio do Silva e Tertúlia, com transmissão da Rádio Verdes Mares FM.

A programação da 8ª Semana Farroupilha de Balneário Arroio do Silva encerra nesta segunda-feira, 20, feriado municipal, com almoço comunitário, onde cada participante poderá preparar seu prato predileto. “É uma forma de juntarmos as panelas e integrar a comunidade tradicionalista”, incentiva o prefeito Scaini. Após o almoço haverá o desasteamento das bandeiras e extinção da chama crioula.

Agradecimento

O capataz geral do Acampamento Farroupilha 2010, Alinor Vieira Pires e dona Landi, agradecem a todos os grupos e piquetes que participaram da 8ª Semana Farroupilha. “Tudo transcorreu dentro da maior harmonia possível e num espírito de paz e ideais farroupilhas. De qualquer forma anotamos algumas falhas para corrigir em 2011”, concluiu.