Projeto de Saúde Bucal conquista alunos no Arroio

Iniciado em 2009, no primeiro ano de mandato do prefeito Evandro Scaini, o Projeto de Saúde Bucal desenvolvido pela equipe de odontólogos da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, apresenta excelentes resultados.  “Já realizamos o CPOD (sigla internacional para medir o numero de dentes cariados, perdidos e obturados em crianças da faixa etária de 12 anos) e em breve teremos uma radiografia da saúde bucal dos alunos da rede municipal de ensino e Escola Apolônio Ireno Cardoso, que passou a ser atendida neste ano pelo projeto”, diz o odontólogo Guilherme May Franklin. May e outros dois dentistas, Henrique Pasqualli e Marcos Almeida, com apoio dos secretários da Educação e Saúde, conseguiram fazer com que os alunos utilizem mais a escova e o fio dental após as refeições.  Escola entrega novas escovas      Na quarta-feira, 29 de setembro, a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Passo Fundo, da Praia da Meta, Andréa Goulart Cristiano e professoras, proporcionaram aos 54 alunos da escola palestra com o dentista e entrega de escovas dentais para os alunos. “As escovas ficarão na escola e após cada refeição eles farão a higiene bucal. Desde que iniciou o projeto saúde bucal nossos alunos tem caprichado neste aspecto, tanto em suas casas como na escola”, diz a diretora.  As professoras confeccionaram porta-escovas com os nomes dos respectivos alunos de cada série, para facilitar para a escovação. Nas escolas municipais do Arroio, os alunos já ganham café antes da aula matinal. Depois vem a merenda.   Após a palestra, o dentista examinou os dentes de todos os alunos e a  auxiliar Thaise Policarpo, anotou os nomes dos alunos que precisam iniciar tratamento. “Os pais serão informados e assinam um termo de compromisso para acompanhar o tratamento dentário que é totalmente gratuito, feito na Unidade de Saúde Marinho de Souza”, diz a auxiliar. Conforme o odontólogo Guillherme May, até o final do ano os alunos da Escola Passo Fundo estarão com os tratamentos concluídos e em ótima condição de saúde bucal.