Mais de dois mil atendimentos prestados no 2º Dia da Cidadania

Balneário Arroio do Silva é conhecido por seus grandes eventos na área do turismo. Mas desde o ano passado também vem se destacando por seus eventos na área social.

Após realizar com grande sucesso a Semana Rosa, com ênfase a prevenção ao câncer de mama e colo do útero, Casamento Coletivo com a participação de 64 casais; neste domingo, 24, a população do balneário foi contemplada com dezenas de serviços no 2º Dia da Cidadania.

Nesta segunda edição do evento, realizado entre a Unidade de Saúde Paulo Lupinn e Prefeitura Municipal, tendo como infra-estrutura dois prédios e duas tendas grandes, foram prestados um total de 2.069 atendimentos nas áreas da Saúde confecção de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, fotos para documentos, cortes de cabelo e manicure, atendimentos aos pescadores pela Epagri, OAB, INSS, CDL,Tramonto Alimentos, Conseg entre outros.

População chegou cedo para atendimentos

“A programação iniciou às 9 horas, porém 7h da manhã já havia fila de pessoas em, busca dos serviços gratuitos”, disse o vice-prefeito Mário Mota. Foi o caso da senhora Ivani Roncada, que chegou cedo, pegou a senha e aguardou ser chamada para consultar com o oftalmologista, preventivo e cortar o cabelo. Dona Edite Casagrande, aproveitou os serviços da manicure e deu uma geral nas unhas. “No sábado me envolvi no mutirão para ornamentar a nossa praça da terceira idade, mas estou ganhando a manicure de graça”, comentou alegre.

A menina Vitória da Silva Réus, 9 anos, estava contente por retirar a sua primeira carteira de identidade. “Com a RG posso viajar e comprovar quem eu sou”, disse, enquanto a funcionária do IGP colhia suas digitais para o documento.

Boi de Mamão ofereceu cultura açoriana

A programação do 2º Dia da Cidadania contou ainda com a apresentação dos alunos da Escola Jardim Atlântico, coordenados pelo psicólogo Roma, da Rede Municipal de Ensino, que apresentaram um teatro sobre prevenção contra as drogas e DST/AIDS. Ao meio-dia os serviços foram interrompidos para que os trabalhadores das entidades almoçassem na comunidade de Praia dos Golfinhos, onde prestigiaram a promoção Galinha com Polenta. Na parte da tarde os alunos do CRAS, com o Boi de Mamão.

Prefeito agradece

Ao final dos trabalhos, o prefeito Evandro Scaini, agradeceu ao empenho de todas as entidades. “É uma satisfação concluir os serviços com êxito. Isto nos deixa muito contente porque muitas pessoas da nossa comunidade foram atendidas com serviços gratuitos, isso vem ao encontro para o que almejamos para o povo do arroio que tenha mais qualidade de vida”, concluiu.

O diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura, Cristiano Oliveira, se congratula com  todas as entidades que foram parceiras na realização do 2º Dia da Cidadania, que foram:  secretarias de Saúde e Educação, Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, Instituto Geral de Perícias, Ministério do Trabalho, IGP, Jovens da Ordem Demolay, Epagri, UFSC, Rotary Club Arroio do Silva, Pastoral Social, Conseg, Banco do Brasil, Sebrae, Tramonto Alimentos, INSS, Caixa Federal, Rede Feminina de Combate ao Câncer,OAB e CRAS. Já ficou acertada a nova data para o 3º Dia da Cidadania, que será realizado no dia 23 de outubro de 2011.