Temporal com ventos de 100km/h causam destalhemantos no Aroio

Pelas ruas da cidade, principalmente nos bairros Zona Nova, Centro e Praia da Meta, restos de telhas de amianto e pedaços de estrutura de telhados por todos os lados.

Os fortes ventos, acompanhados de granizo e chuva torrencial, na tardedesta terça-feira, 09, deixaram um rastro de destruição em dezenas de casas no Balneário Arroio do Silva.

O vice-prefeito Mário Mota atendendo solicitação do diretor da Defesa Civil Municipal, José Luiz Oliveira, fez um levantamento parcial dos estragos, enquanto entregava lonas pretas para amenizar a situação dos moradores atingidos.

Na Rua Santa Rosa, a moradora Maria da Graça Barcellos Arrué, teve o telhado de sua casa levado pelo vento. "Foi muito rápido, ainda bem que a casa tem laje em cima, senão estaria sem nenhuma cobertura", lamenta.

O proprietário de um mercado na Praia da Meta, Edson Fernandes, viu a estrutura da cobertura cair no meio da avenida beira mar, sem nada poder fazer. "Nunca vi coisa igual na minha vida", disse, enquanto contabilizava os prejuizos superiores a R$ 10 mil. Edson fazia pouco tempo que tinha reformado o telhado do mercado.

O pescador e vereador José Lourenço de Souza, mais conhecido por Zé Gadelha, viu o telhado de sua casa ser jogado pero do mar. "Nem o furacão Catarina tive prejuizo como neste tufão de vento. Foi em questão de 30 segundos e o vento levou meu patrimônio. O meu prejuizo é de R$ 7,500,00", lamentou.

Dfesa Civil auxilia

O vice-prefeito Mário Mota chama a atenção dos proprietários de casas de veraneio para que venham ao Arroio do Silva certificar-se se não houve destelhamentos. "A gente viu muitas casas com telhas quebradas e se continuar a chover poderá causar estragos nos móveis das casas", adverte a autoridade municipal.

Com os fortes ventos houveram prejuizos na rede elétrica , deixando o município às escuras.

O comércio teve que fechar as portas mais cedo, devido a falta de luz. Também foi prejudicada a distribuição de água potável.

As aulas na escola estadual Apolônio Irerno Cardoso tiveram que ser suspensas devido ao destalhamento que provocou alagamento de várias salas de aula.

O salão paroquial da Igreja Matriz também teve parte da cobertura destruida.