Educação Infantil do Arroio adotará teoria de Gardner em 2011

É com o velho adágio popular de que ‘criança também aprende brincando’ que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte do Balneário Arroio do Silva pretende fazer uma verdadeira revolução na Educação Infantil em 2011.

 

A idéia de adaptar as teorias de Gardner nos Centros de Educação Infantis, CEIs e  Escola Passo Fundo, ganhou corpo a partir do projeto implantado com sucesso no ensino fundamental da cidade de Imbé, RS, como explica a Supervisora de Educação Infantil, Berenice Gomes: “surgiu na sala de aula da Escola Passo Fundo, onde um professor citou o município de Imbé como referência. Fiquei muito curiosa, entrei em contato com a Secretaria de Educação daquele município e formamos um grupo para conhecer o projeto na prática. A teoria é maravilhosa para desenvolver a inteligência das crianças e vamos implantar no Arroio do Silva, que será pioneiro em nível de estado e país”, afirma a supervisora.

 

Conforme Berê foi elaborado um projeto mãe que prevê a construção de oficinas nos Centros de Educação Infantil Carmem Matos Borges, Terezinha Uliana Victor e Escola Passo Fundo. Os jogos serão confeccionados e adaptados para cada grupo de aluno.

 

“A teoria de Gardner, na verdade veio para contemplar as dificuldades encontradas no dia a dia das escolas, porque cada criança apresenta uma dificuldade numa determinada área. Seja quando foi desenvolvida a sua personalidade ou de acordo com as primeiras experiências na escola”, explica.  

 

O secretário de Educação do Arroio do Silva, Dário Donato Luciano, o Darinho, tão logo soube da iniciativa oportunizou aos professores e recreadores 4 viagens à cidade gaúcha para conhecer de perto e na prática, a teoria de Gardner. “Com o trabalho das oficinas os alunos serão melhores preparados para o ensino fundamental”, acredita o secretário.

Professores entusiasmados com projeto 

Para a professora Ecilda, que atua na Escola de Ensino Fundamental Passo Fundo, as oficinas servirão para que os alunos fixem melhor os conteúdos. “Acho um projeto inovador e que vai dar um salto de qualidade na educação infantil do Arroio do Silva, porque alia a prática a teoria”, diz.

 

A Professora Liege Maciel, do CEI, Terezinha Uliana Victor, vive a expectativa da implantação das teorias de Gardner.  “A gente sabe que a brincadeira faz parte do mundo infantil e a teoria vem fortalecer todas as abordagens múltiplas e com certeza vai ser um bom trabalho”, fala. Silvia Gomes, professora do CEI Carmem Matos Borges também acredita que vai melhorar a qualidade de ensino, “vai ser bom para nós professores e para os alunos muito mais ainda”, conclui.