Agentes de Saúde do Arroio vão ajudar na alfabetização de jovens e adultos

No desafio de zerar o índice de analfabetismo no município de Balneário Arroio do Silva, formou-se uma grande parceria entre as Secretarias de Educação, Saúde e Programa Brasil Alfabetizado.

O objetivo da parceria, segundo o Secretário de Educação, Dário Donato Luciano, o Darinho, é capacitar os Agentes Comunitários de Saúde e demais servidores do setor, para alcançar a população atendida pelo PSF e que ainda não tem acesso ao saber.

“Serão formados pequenos núcleos nas residências, garagens, centros comunitários ou igrejas onde os educadores alfabetizarão as pessoas interessadas”, afirma a professora Deniza Santos da Cunha. Os educadores serão remunerados pela função.

Presente na cerimônia de entrega dos kits para os agentes de Saúde, o prefeito Evandro Scaini classificou o projeto como mais um passo a frente na educação do Arroio do Silva.

A enfermeira responsável pela Unidade de Saúde Paulo Lupinn, Greyce Copetti, destacou a importância do projeto para que as pessoas possam ler e entender desde a bula de um medicamento até o receituário médico.

Para a coordenadora municipal do EJA, professora Carmem Verdi, o projeto vai oferecer gratuitamente a oportunidade do conhecimento para quem não sabe ler ou escrever.

Berenice Gomes, supervisora pedagógica do ensino infantil também parabenizou ao grupo por aceitar este novo desafio de levar, além da saúde também a alfabetização.

O Secretário Municipal de Educação, Dário Donato Luciano, disse que vai estar a disposição dos novos educadores auxiliando no que for preciso. “Fui educador de adultos e sei que a missão não é fácil, mas no final vai ser gratificante, com certeza”, concluiu.

Foto: Pimentel/ Assecom

Legenda: Agentes de Saúde serão capacitados para educar jovens e adultos no Arroio