Chuvas causam estragos e prefeito poderá decretar Situação de Emergência no Arroio

O prefeito Evandro Scaini, o vice-prefeito Mário Mota e o coordenador municipal da Defesa Civil, José Luiz Oliveira, estiveram vistoriando vários pontos de alagamentos e prejuízos já constatados em todo o Balneário Arroio do Silva, devido às fortes chuvas que inundaram ruas, avenidas e comércios da cidade litorânea na tarde desta terça-feira, 18.

“O levantamento está sendo concluído e tudo indica que iremos decretar situação e emergência no Arroio do Silva. Antes do verão recuperamos várias ruas da cidade com seixo rolado. A enxurrada levou grande parte deste material. Bocas de lobo tiveram que ser desobstruídas pelas máquinas para dar vazão à forte correnteza das águas”, frisa o prefeito Evandro Scaini.

Tamanho dos estragos

No Centro do Arroio, alguns comércios sofreram com a inundação, provocada devido a tubulação ser antiga e transbordou. “Tenho o bar há 12 anos e nunca vi nada igual aqui no centro”, lamentou o proprietário do tradicional Bar Paulista, mais conhecido por Beto.  Na Drogaria Marista, o conhecido Mineiro, utilizava um rodo para evitar que a água adentrasse no seu estabelecimento na beira mar.

Malha viária foi danificada

Na Avenida Florianópolis, parte da pista foi levada pela erosão próximo da beira mar. Cabeceira do Calçadão da praia central também ruiu com a enxurrada, tubulações foram destruídas. A Avenida Santa Catarina foi uma das mais atingidas com a enxurrada e carros ficaram submersos e com problemas de motor.

Máquinas da prefeitura foram acionadas para socorrer aos motoristas. Um poste caiu sobre uma casa próxima a Avenida Leonardelli e os moradores aguardavam pelo conserto até por volta de 20h30min.

Defesa Civil em alerta

Segundo o coordenador da Defesa Civil no Arroio do Silva, José Luiz Oliveira, o Juquinha, não há registro de pessoas desabrigadas. “Registramos casos de pessoas semi-ilhadas devido às águas que atingiram quase um metro de altura em determinados pontos da cidade”, afirma. Nesta quarta-feira, 19, Juquinha deverá concluir o levantamento e enviar a Defesa Civil Estadual.