Secretaria de Saúde do Arroio implanta Prontuário Eletrônico

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva está implantando um sistema que permitirá maior controle sobre o atendimento da população nos postos de saúde.

A empresa Inovadora, sistemas de gestão iniciou a implantação do software do GEMUS – Gestão Municipal de Saúde.

O gerente de negócios da empresa, Ronaldo Pozzobon, explica como funciona o Gemus:“É um sistema que vem com a finalidade de dar maior agilidade ao processo de atendimento do munícipe, o secretário tendo um gerenciamento mais adequado e evitar o retrabalho que existe dentro da Secretaria de Saúde. Por outro lado, a administração vai ter na mão o custo do cidadão”, diz.

Com o Gemus,  o Prontuário vai ser transferido para o sistema e toda a parte de agendamento de consultas pelo sistema, autorização de exames, controle dos  veículos, viagens, consumo de cada veículo, média de km rodado, a parte de imunização integrada com o sistema do Ministério da Saúde.

“Se o cidadão vem ao posto,  fez uma vacina ele emite uma carteirinha, dá baixa no estoque e também uma situação importante que se a pessoa tem uma nova dose para tomar daquela vacina e por um deslize ele esqueceu, em qualquer ponto de atendimento do município ele será informado que ele esqueceu daquela vacina”, diz Pozzobon. Todos os atendimentos ficam registrados no sistema.

Caneta digital

O novo sistema também coloca à disposição dos profissionais de saúde uma tecnologia nova; uma caneta que substitui o teclado do computador e tem a escrita normal, porém conta com um scanner na ponta, onde qualquer profissional do PSF poderá registrar o atendimento em tempo real para o sistema, via-internet.

Secretário fala da nova conquista

“Na verdade nós já vínhamos tendo uma conversa em reuniões de secretários de saúde, no qual nós conhecemos o sistema do GEMUS – Gestão Municipal de Saúde, que era um sonho implantar isso. Agradeço ao prefeito e vice, que foram parceiros para investir no sistema”, lembra o secretário de Saúde de Arroio do Silva, José Luiz Oliveira, o Juquinha.

Ele pede a população levar o máximo de documentos possíveis para se cadastrarem e com isso agilizar ainda mais o atendimento, com maior qualidade.  “Cada consulta registrada nos dará um relatório e isso vai nos permitir maior controle e planejamento das atividades da Secretaria da Saúde

Prefeito Mota confere instalação do sistema

O prefeito em exercício do Arroio do Silva, Mário Mota, conferiu in-loco a instalação do sistema Gemus no Posto de Saúde Paulo Lupinn. “Era um sonho da nossa administração de informatizar todo o sistema de saúde para que o cidadão possa ter atendimento em qualquer uma das unidades. Com a inauguração da ampliação do Posto Central de Saúde, com certeza tudo irá funcionar cem por cento. É um grande avanço para os moradores e turistas que dependem da saúde do Arroio”, concluiu o prefeito em exercício.

O sistema Gemus será implantado nas unidades Paulo Lupinn e Marinho de Souza, Secretaria de Saúde, Clínica de Fisioterapia e gabinetes do Prefeito e Vice.

Documentos para se cadastrar no Gemus

– Identidade-CPF-Titulo de Eleitor– Cartão do SUS– Cartão PSF