Administração do Arroio investe em curso motivacional para educadores da rede municipal
Com o tema: O Papel do Educador no Século 21, o agrônomo, especialista em Marketing Metodologia do Ensino Superior e Gerenciamento de Marketing, mestre em Gestão de Políticas Públicas, ex- diretor da Epagri, gestor estadual do Pró-Jovem, professor universitário Ainor Lotério iniciou na tarde de ontem o curso para todos os professores, diretores e funcionários da Rede Municipal de Ensino de Balneário Arroio do Silva, PETI e APAE.
O curso antecede o início das aulas, marcado para o dia 21 de fevereiro.Na abertura do evento o prefeito Evandro Scaini, vice-prefeito Mário Mota e secretário de Educação, Dário Donato Luciano, deram as boas vindas aos participantes. “O curso tem uma carga horária de 30 horas em três dias e faz parte da capacitação continuada para 2011 que está no Plano de Carreira dos Professores e que terá ainda mais duas etapas neste ano, em julho e setembro”, frisa Darinho.
Motivação do começo ao fim
O palestrante entrou no auditório do Centro de Eventos Marítimo pedalando uma bicicleta, enquanto cumprimentava o público. “Meu sonho de criança era ter uma bike. A vida do professor é como pedalar na bicicleta. Tem que manter o equilíbrio, às vezes o pneu está murcho, mas logo enche e ele retoma sua motivação”, disse Ainor, que utilizou do violão para integrar todo o grupo. Durante o curso é dotado a técnica da Agrosofia (a motivação do Mestre – parábolas, visando compreender a vida através do comportamento das plantas), onde utilizamos vegetais para dinâmicas profundas e divertidas. Agrosofia é uma filosofia motivacional e de vida inspirada nas forças da natureza (fisiologia vegetal, comportamento e “linguagem” das plantas), adaptada para qualquer tema e público. Pode ser chamada também de Agromotivação (a motivação que brotou do campo – ciência, sabedoria, natureza, experiência e fé). “Atuamos sempre tendo em mente cinco verbos: motivar, refletir, emocionar, capacitar e divertir”, revela Ainor.
Quem é?
Ainor Lotério é engenheiro agrônomo, pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior e Gerenciamento de Marketing, Mestre (M.Sc) em Gestão de Políticas Públicas. Foi diretor da Epagri, gestor estadual do Pró-Jovem, professor universitário. Desenvolve a Agrosofia (pensamento que procura reestruturar a vida, a partir das lições que o agro nos dá em tempos de efeito estufa). Começou a atuar como palestrante em 2003 e faz em média 160 palestras por ano. Especialista em motivação reflexiva personaliza suas palestras de acordo com o tema específico, perfil do público-alvo e objetivos do evento.
Brilhante comunicador utiliza profundas reflexões temáticas, bom-humor, música – violão, dinâmicas agrosóficas e elemento surpresa. Possui (desde 2007) o Selo de Qualidade WEC.