Contagem regressiva para o Dia do Desafio

Para motivar ainda mais a participação popular, o Dia do Desafio promove uma competição entre duas ou três cidades de mesmo porte. Os municípios participantes são convidados a disputar entre si quem mobiliza o maior número de pessoas.

A premiação, porém, é apenas simbólica. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. Na próxima quinta-feira, durante o lançamento estadual do Dia do Desafio, será apresentada a relação das cidades que competirão com os municípios catarinenses.

Em 2010, 3.505 cidades de 20 países em todo o Globo participaram do Dia do Desafio, que envolve prefeituras, entidades de classe, escolas, empresas e membros da sociedade em prol da saúde e do bem-estar. Os participantes são convidados a parar suas atividades cotidianas e praticar algum tipo de atividade física por pelo menos 15 minutos. Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas. Na edição de 2010, foi registrada a participação de cerca de 159 milhões de pessoas em todo o mundo. Santa Catarina contribuiu com a mobilização de 1,1 milhão de catarinenses.

Na região da Amesc Apenas o município de Balneário Arroio do Silva estará participando, tendo como desafiante a cidade gaúcha de Coqueiros do Sul. A mobilização no balneário está sndo coordenada pelo Departamento Municipal de Esportes, DME. A concentração será na Praça da Integração da Terceira Idade.  Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo SESC/SP e organizado pelos departamentos regionais do SESC em todo o País em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A idéia teve sequencia e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo SESC/SP em 1997.

Dia do Desafio 2011:

Quando: 25/05