Arroio mobiliza mais de 3 mil pessoas no Dia do Desafio

*matéria atualizada com números finais

 

Os moradores do Arroio do Silva atenderam ao chamado do DME e SESC e se mexeram mesmo no 25 de maio, Dia do Desafio. Diversas atividades como: caminhada na beira da praia, danças, roda de capoeira, malhação em academias, passeio de bicicleta, jogo de bocha e aeróbica, fizeram parte do primeiro Dia do Desafio do Balneário Arroio do Silva.

 

A mobilização no balneário começou pela manhã, com centenas de pessoas realizando atividades como caminhada na beira da praia, nas academias de ginástica Sol e Mar e Saúde e Movimento, Escola Especial da Apae, Escolinha de Futebol, Centros de Educação Infantil Terezinha Uliana Victor e Carmem Matos. Segundo dados do DME, foram 3.468  pessoas que participaram do Dia do Desafio no Arroio do Silva.

 

No Centro de Referência da Assistência Social, CRAS, o Secretário de Educação, Dário Donato Luciano, o Darinho, a diretora de Esportes, Giovana Parenti Valnier e a diretora do CRAS, Avanei Bitencourt Vieira entraram numa roda de capoeira e mostraram que sabem gingar.

Desafio em todas as áreas 

Os funcionários da Secretaria de Obras e o diretor Otílio da Silva fizeram ginástica laboral antes de iniciar o turno da tarde. Os servidores municipais da Administração e Agentes Comunitários de Saúde, também participaram de sessão de ginástica laboral. Um grupo de operários da Construtora Camilo e Ghisi, que faz a obra de reforma do Posto de Saúde Paulo Luppin, também aderiu ao desafio.

 

O movimento maior de participantes foi registrado na Escola Municipal Jardim Atlântico, com mais de 700 alunos, professores e funcionários, que confeccionaram viseiras personalizadas para o Dia do Desafio. “Nosso time incorporou o espírito do evento e tivemos a idéia de fazer o material para proteger as crianças do sol”, disse a diretora Silvia Machado Ghellere. Na Escola Municipal Passo Fundo, os dois turnos foram reservados para atividades físicas com os alunos.

 

A greve parcial da Escola Estadual Apolônio Ireno Cardoso prejudicou um pouco para atingir um percentual maior de participantes, mesmo assim o educandário colaborou com a participação de mais de 100 alunos, professores e funcionários.

 

A Terceira Idade contribuiu com o evento ao participar de atividades na Academia da Terceira Idade, ATI e caminhada, no período da tarde. A empresa Med Set cedeu a unidade móvel Home Care para acompanhar o evento. No Dia do Desafio também foram plantadas mudas de árvores nativas na cidade.

 

A diretora do Departamento Municipal de Esportes, Giovana Parenti Valnier agradece a colaboração dos professores de educação física, direção, professores e alunos de todas as escolas participantes e espera que o resultado a ser anunciado pelo SESC seja de vitória diante da cidade gaúcha de Coqueiros do Sul.

 

 

Texto e Fotos: Jorge Pimentel/Assecom