Polícias vão intensificar ações conjuntas contra o crime no Arroio
Medida foi autorizada após audiência do prefeito e lideranças na capital
O prefeito Evandro Scaini liderou uma comissão representativa formada por vereadores e entidades de Balneário Arroio do Silva, nesta segunda-feira, 29, até Florianópolis, para pedir maior efetivo para as policias civil e militar no município. Acompanhados pelo deputado estadual José Nei Ascari, o prefeito e a comitiva estiveram em audiências com o delegado geral de polícia civil no Estado, Aldo Pinheiro D’avila e o comandante geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro.
De pronto, a comitiva conseguiu que as polícias efetuem operações conjuntas no balneário, para banir a onda de assaltos e roubos. “Viemos aqui pedir socorro, não temos mais aonde recorrer. No sábado um posto de combustível foi assaltado e os funcionários estão em pânico, temendo continuar trabalhando no local. Só temos a elogiar o trabalho das polícias que apesar do pouco efetivo muito tem feito, mas precisamos de mais homens”, relatou o prefeito as autoridades estaduais.
Escola de formação de soldados para a Amesc
O secretário executivo da Amesc, Jobson Martinho, entregou ao comandante geral da PM um documento pedindo a volta da Academia para formação de soldados no vale. O comandante prometeu estudar o pedido com carinho. O deputado Zé Nei Ascari também se comprometeu em debater na comissão de segurança da Alesc o problema da falta de efetivo nas cidades do vale e a possibilidade de colocação de câmeras de vigilância nas cidades onde a violência tem aumentado.
Comandos elogiam mobilização do Arroio
Tanto o delegado geral de polícia, Aldo Pinheiro D’avila quanto o comandante geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro, elogiaram a atitude do prefeito, vereadores e representantes de entidades em enfrentarem um dia de chuva, como foi à segunda-feira e se deslocar até a capital para buscar soluções para o município. Com relação ao aumento dos efetivos das polícias, os comandantes prometem soluções a curto e médio prazo.O comandante geral da Polícia Militar, disse que a corporação está incluindo até 2012 cerca de 1.500 novos policiais e que deste número estão assegurados 95 homens para a região de Criciúma e apenas 17 para o Vale do Araranguá.
Números decepcionam prefeito
O prefeito Evandro Scaini ficou decepcionado ao saber da posição do comando, até porque cerca de 30 policiais militares vão para a reserva e o número anunciado é insuficiente. Scaini espera reverter o quadro através de ações dos representantes políticos e prefeitos do vale.