Saúde do Arroio com novos serviços para atender a comunidade

Sentindo a necessidade de ampliar o atendimento à população do Balneário Arroio do Silva, o Secretário Municipal de Saúde José Luiz Oliveira, solicitou ao prefeito Evandro Scaini que determinasse a contratação de novos profissionais em regime temporário, para atuarem no Núcleo de Apoio a Saúde da Família, NASF.

Em 2011, o Município passou a contar com Nutricionista, Assistente Social, e uma Psicóloga. Os resultados começam a aparecer, resultando em melhor qualidade de vida para os usuários do Sistema Único de Saúde no balneário.

Psicóloga implanta terapia em grupos

Na área de Psicologia, a profissional Magda Consalter, implantou três programas, com terapias específicas para atender aos idosos, pacientes oncológicos e cuidadores. Os grupos são abertos para todas as pessoas da comunidade e as reuniões ocorrem na Unidade de Saúde Paulo Lupinn, sempre nas segundas-feiras, uma vez por mês.

Idosos

Com o grupo de idosos a clientela é de pessoas que ficam mais sozinhas e não participam das reuniões da terceira idade ou clubes de mães e com isso desenvolvem depressão. “As pessoas se preparam para tudo na vida, mas esquecem de se preparar para a velhice e quando ela chega acabam ficando isolados muitas vezes”, diz Magda.

Oncológicos

Para pacientes oncológicos (com algum tipo de câncer), a psicóloga trabalha  o método Simonton, com visualização da doença, relaxamento para que a pessoa mantenha o foco na sua cura, colocando objetivos de vida para dar mais tempo de vida  e esquecer a doença. “O paciente quando recebe o diagnóstico de câncer pensa que a vida acabou, quando na verdade tem pessoas que já venceram a doença e mostram que é possível vencer”, conta.

Cuidadores

Com os cuidadores, a psicóloga desenvolve terapias para estimulá-los na sua jornada.”O  cuidador fica sobrecarregado, pois muitas vezes assume sozinho a responsabilidade pelos cuidados, soma-se a isso, ainda, o peso emocional da doença que incapacita e traz sofrimento a uma pessoa querida. Diante dessa situação é comum o cuidador passar por cansaço físico, depressão, abandono do trabalho, alterações na vida conjugal e familiar.  Muitas vezes o cuidador acaba morrendo antes mesmo do paciente, devido a rotina estafante em que vive”, afirma.

A psicóloga também trabalha com educação continuada para os profissionais da enfermagem, agentes comunitários de saúde e recepcionistas. “Acreditamos que estes grupos vão dar certo, nosso objetivo é que eles tenham melhor qualidade de vida”, finaliza Magda.