Entidades e cavaleiros são homenageados na Semana Farroupilha

Centenas de tradicionalistas do RS e SC prestigiaram neste final de semana a programação da IX Semana Farroupilha do Balneário Arroio do Silva.

Os bailes da sexta (16) e do sábado (17) registraram os maiores púbicos do evento. As apresentações culturais das escolas, creches e grupos de danças Xirús do Litoral deram um brilho especial nas noites. “Isso aqui me faz reviver os eventos lá de Caxias do Sul. Me sinto como se estivesse no Rio Grande”, disse o gaúcho conhecido por Zecão, da região serrana do vizinho estado.

Cantor nativista faz show relâmpago

Mateus Lemos, filho de Sandro Paim, é a mais nova revelação da música nativista do Rio Grande do Sul. Nascido em Bom Jesus, o jovem talento deu um show na noite de sábado, cantando músicas dele próprio e outras canções tradicionalistas. “Agradeço a oportunidade de mostrar meu trabalho e espero voltar mais vezes ao Arroio do Silva”, disse o cantor, sob os aplausos do pai, da avó Neli e da multidão que o aplaudiu.

Homenagens

A noite de sábado, 17, foi reservada para homenagens no Acampamento Faroupilha do Arroio do Silva. O prefeito Evandro Scaini, vice Mário Mota, diretor de Turismo Cristiano Oliveira, entregaram troféus de participação as entidades e pessoas que fazem a IX Semana Farroupilha. Foram homenageados: Alinor Pires (capataz geral), Regimento Barriga Verde, Xirús do Litoral, CTG Galpão de Estância, CTG Crioulos do Caverá, Grupo de Danças Galera Fandangueira, Estância Toca do Gambá, Secretaria Municipal de Educação, Rancho do Sansão, Comunidade Santa Catarina e Haras Araranguá.

No domingo (18) foi a vez de homenagear os cavalarianos que participaram da cavalgada de busca da chama crioula em Torres, RS. Eles receberam certificados de participação, assinados pelo prefeito Evandro Scaini.

Luto no acampamento

Antes das homenagens de sábado à noite, foi solicitado um minuto de silencio e votos de pesar pelo falecimento da tradicionalista Marta Borck, esposa de Laci Borck, que juntos, foram preponderantes no movimento da Semana Farroupilha. A prenda veterana catarinense, Ana Paula, declamou a poesia Mãe Preta, de Jayme Caetano Braun.

O corpo de Marta Borck foi sepultado na tarde de ontem, no cemitério de Araranguá. A programação da IX Semana Farroupilha em Balneário Arroio do Silva prossegue nesta segunda-feira, 19, com o encontro da terceira idade, às 14h, animado pelo João da Gaita. Á noite haverá apresentações artísticas.

Na terça-feira, 20, feriado municipal em alusão ao Dia do Gaúcho, terá mateada pela manhã e encerramento com almoço comunitário.