Mutirão da Catarata vai dar nova visão aos moradores do Arroio
Na infância, o agricultor Henrique Domingos de Melo, teve que abandonar os estudos por causa da dificuldade de enxergar as letras no quadro negro. Natural de Meleiro e morador do Arroio do Silva, seu Henrique, hoje com 90 anos vai poder enxergar a vida de uma forma diferente, sem a catarata que o acompanhou por quase toda a sua vida.
Outro exemplo conhecido é o da senhora Guilhermina de Jesus, a dona Guilherma como é conhecida. Ela tem um alto grau de dificuldade de visão e sequer usa óculos, após o exame feito pelo médico oftalmologista Márcio Diniz Borges, constatou a necessidade de cirurgia. O aposentado Honorato Pedro Kroeff esperava há 10 anos para retirar a catarata do olho direito. “Eu ouvi o anuncio no carro de som e já tinha meus exames com encaminhamento para cirurgia. Graças a este mutirão ou fazer a cirurgia”, disse.
O aposentado José da Silva Pereira, 68 anos, também aproveitou o mutirão da catarata para buscar uma nova visão para seus olhos, afetados pela catarata. Diabético, ele começou a sentir dificuldades há cerca de dois anos.
Quase a metade dos pacientes fará a cirurgia
Durante o mutirão foram atendidas 61 pessoas, sendo que 29 delas passarão por cirurgia de catarata. “A gente só encaminha para cirurgia se o paciente tiver necessidade mesmo e muitos casos avaliados foram de pessoas que só precisam aumentar o grau de óculos ou de pterígio, que seria uma cirurgia de estética. O paciente tem que ter a consciência que nós queremos o melhor para ele e que muitas vezes são feitas cirurgias sem a necessidade”, diz o oftalmologista Márcio Diniz Borges da Clínica Oftalmoclin de São José, que coordenou os trabalhos. Sua equipe elogiou a estrutura do Posto de Saúde Paulo Luppin como uma das melhores já utilizadas em mutirões pelo estado.
Mutirão foi positivo, avalia Secretário
O Secretário de Saúde José Luiz Oliveira, o Juquinha mobilizou enfermeiras e assistentes para atender a população. O prefeito Evandro Scaini acompanhou os trabalhos e conversou com os moradores de quem recebeu muitos elogios pela iniciativa de realizar o mutirão, inédito no município.
Juquinha considerou positiva a vinda do mutirão da catarata e garantiu que todos os pacientes que foram incluídos para fazer a cirurgia terão os exames preliminares pagos pelo SUS, bem como a cirurgia, posteriormente. A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizará o transporte gratuito aos pacientes até Florianópolis, onde passarão pela tão sonhada cirurgia de catarata.
Fotos: Jorge Pimentel/Assecom