Dia Mundial de Luta contra a AIDS: Saúde do Arroio fará coletas para testagem de HIV gratuitos

A cada ano a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva investe nas campanhas preventivas contra as doenças sexualmente transmissíveis. O Programa DST-AIDS promove palestras de conscientização na rede escolar, clubes de mães e nas comunidades. Dispensers foram instalados para oferecer gratuitamente preservativos nos banheiros públicos e dos bares e casas noturnas, panfletagem, entre outras ações.

Neste ano, para marcar a Semana Mundial de Luta contra a AIDS, o Departamento de Vigilância Epidemiológica estará realizando a coleta de sangue para testagem do HIV em vários pontos do município, a partir de segunda-feira, 28 de novembro até o dia 02 de dezembro.

“Os exames serão gratuitos para a população. Nosso alvo é a prevenção e o diagnóstico precoce poderá evitar maiores dissabores no futuro”, diz o secretário José Luiz Oliveira, o Juquinha.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Graziela de Souza, a campanha deste ano dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. “A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a idéia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis”, conclui.

Roteiro de coleta de sangue para testagem de HIV

28/11 – Praia da Caçamba, a partir das 14 horas na Unidade de Saúde;

29/11 – Mercado Marquinhos na Praia da Meta, a partir das 14 horas;

30/11 – Salão da Comunidade de Areias Brancas, a partir das 14 horas;

01/12 – Unidade de Saúde Marinho de Souza no Bairro Erechim;

02/12 – Unidade de Saúde da Praia da Caçamba

Obs. Todas as coletas iniciam às 14 horas. Na Unidade de Saúde Paulo Lupinn, a coleta para HIV será em todos os dias, das 8 ás 12h e das 13 às 17h.

Texto e Foto: Jorge Pimentel/Assecom