Câmara superlota para ouvir Procurador do Trabalho

Representatividade. Foi o que se viu na Audiência Pública organizada pelo Departamento de Desenvolvimento Social e Procuradoria do Trabalho, Luciano Lima Leivas, realizada nesta quarta-feira, 14, na Câmara de Vereadores do Arroio do Silva. O evento que tratou sobre a exploração do trabalho exercido por crianças e adolescentes, contou com segmentos como: CMDCA, CDL, Secretarias Municipais, Escolas, Conseg, Conselho Tutelar e ONG’s.

O prefeito Evandro Scaini e o vice-prefeito Mário Mota prestigiaram o evento, assim como os vereadores: Enedir da Silva, Maristane Silveira Barbosa e Marli Alves Mastrascussa, os secretários de Saúde, José Luiz Oliveira, da Educação, Dário Donato Luciano, de Administração e Finanças, Dirnei de Souza Bernardo e de Obras, Carlos Steccanella, diretores de escolas, alunos do ensino médio da Escola Apolônio Ireno Cardoso e Agentes Comunitários de Saúde.

“Nosso município está virando essa página da exploração do trabalho infantil, oferecendo opções como: escolinhas, oficinas do CRAS e outros meios para driblar o trabalho infantil”, destacou Scaini.

O Procurador do Trabalho de Criciúma, Luciano Lima Leivas, ressaltou em sua palestra, bastante informal, o que pode e o que não pode em relação a lei trabalhista e exemplificou casos de exploração de crianças e adolescentes no mercado de trabalho. “Há empresas que usam crianças para fazer panfletagem e pagam a bagatela de R$ 10 por dia. Isso é crime”, denunciou.

O palestrante respondeu a vários questionamentos da comunidade. “A palestra foi muito positiva e a participação do público que se mostrou interessado no assunto. O principal instrumento para enfrentar o trabalho infantil é a educação. O trabalho escolar e pedagógico é a saída para enfrentar a exploração das crianças e adolescente no mercado de trabalho”, concluiu Leivas.