Crianças do Arroio ganham projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros

 

Mais de 40% dos acidentes de banho registrados durante os meses de verão nas praias catarinenses ocorrem com crianças de até 14 anos. No intuito de reduzir tal estatística, através da realização de um trabalho educativo e preventivo dirigido ao público jovem, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina desenvolveu o Projeto Golfinho visando o desenvolvimento da autonomia moral como meta importante na formação do cidadão. A Operação Veraneio do Corpo de Bombeiros no Balneário Arroio do Silva dará início a partir desta quarta-feira, 18, ao Projeto Golfinho.

 

Sucesso em outras praias do norte do Estado, o referido projeto conta com uma série de atividades educativas em Segurança de praias, onde são trabalhados os aspectos da prevenção e conscientização sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente. Podem participar crianças e jovens entre 08 e 13 anos de idade. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no Posto de Guarda-Vidas Central do Arroio do Silva. A idéia é trabalhar com um grupo de 25 crianças, somente em dias de tempo bom.

 

“Todas as atividades serão desenvolvidas numa arena em frente ao posto central. As crianças receberão camisetas, bonés e no final do curso que terá duração de quatro dias. No final será servido u coquetel e entregue os diplomas”, frisa o coordenador, Sargento Juan Fernandes. Para desenvolver o projeto o sargento conta com apoio do Grupo Carlessi.

Metodologia  

As atividades do Projeto Golfinho, desenvolvidas anualmente nos meses de verão nas praias do litoral centro-norte catarinense, constituiem-se, basicamente, de mini-oficinas  dinâmicas realizadas no próprio ambiente praial, no período matutino, entre às 08:00 – 10 horas, durante quatro  dias consecutivos e com uma carga horária total de 08 horas. 

 

 

São abordados aspectos gerais da dinâmica costeira (sistemas de correntes, ondas e marés); identificação de correntes de retorno ou repuxo (rip currents); sinalização de bandeiras no ambiente de praia, ecologia marinha; cidadania e educação ambiental. Durante as oficinas são distribuídos aos participantes camisetas-uniforme com a logomarca do projeto e dos apoiadores institucionais, e ao final do curso um certificado de conclusão.