Agentes Comunitários de Saúde recebem capacitação

A Secretaria Municipal de Saúde do Balneário Arroio do Silva promove deste a terça-feira, 07, com encerramento nesta sexta-feira, 09, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores; o Curso de Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde, ACS.

O Secretário de Saúde, José Luiz Oliveira, o Juquinha esteve na abertura do encontro e destacou a importância do agente comunitário estar bem informado para saber o que transmitir a população.

“O curso teve como objetivo de aperfeiçoar, informar sobre todos os serviços que a secretaria disponibiliza. Todos os setores explicaram sobre o funcionamento da rede de saúde pública do município”, disse.

Estrutura mais perto dos agentes

No primeiro dia da capacitação a diretora de Saúde, Cirlei da Silva dos Santos falou sobre o funcionamento da Secretaria de Saúde e o acesso das pessoas ao SUS. Também participaram das palestras os responsáveis pelos setores de TFD (Tratamento Fora de Domicílio), Odontologia, Fisioterapia, Epidemiologia, Vacinas, ESF (Estrutura Saúde da Família).

Na quinta-feira, 08, teve a participação especial de um representante dos Alcoólicos Anônimos, AA, Nutricionista, Vigilância Sanitária, Epidemiologia/Dengue. Na sexta-feira, 09, participam como palestrantes os profissionais da Assistência Social, CRAS/ Bolsa Família, ESF/Mapa Inteligente e Psicologia.

A Agente Comunitária de Saúde, Tatiane Vanzin, avalia como produtivo o treinamento, porque contou com a presença de toda a estrutura da Saúde. “Fazemos parte de uma mesma rede e não temos a noção do seu funcionamento. Agora podemos ir para as visitas sabendo responder os questionamentos e dúvidas da população”, concluiu.