Mutirão de ONG esteriliza mais de 50 animais de rua no Arroio do Silva

A preocupação com a procriação desenfreada entre os animais de rua levou a ONG Bicho Feliz, em parceria com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, a realizar uma ação para esterilizar 56 animais, entre machos e fêmeas de cães e gatos. A entidade já possuía um cadastro com os animais para serem castrados, porém, falta quantificar quantos cães e gatos abandonados existem no balneário. A expectativa da entidade é promover um novo mutirão em 30 dias.

Parceria de resultados

Desde que foi fundada a entidade já castrou quase duzentos animais de rua.  “Para este mutirão conseguimos a parceria com um grupo de médicos veterinários de Porto Alegre, que apóia o trabalho das Ong’s e muitos voluntários que levaram os animais para a  esterilização”, diz a responsável pela entidade, Maria Helenita Clemes, mais conhecida por Lena. Um dos problemas enfrentados pela ONG Bicho Feliz é o grande numero de denuncias que chegam de pessoas de outras cidades que abandonam seus animais de estimação no Arroio do Silva.

Menor proliferação de animais nas ruas

Felinos se reproduzem de 3 em 3 meses, e o caninos de 6 em 6 meses.Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar cerca de 60.000 filhotes — estimativa que aumenta muito quando se trata de gatos. Cães e gatos que vivem nas ruas são acometidos por doenças graves e fatais de suas espécies (que seriam evitadas pela vacinação adequada), passam fome e frio, sofrem ou causam atropelamentos e acidentes Portanto, o lugar de cães e gatos não é nas ruas; é dentro de nossas casas: guardados, amados, cuidados e protegidos dos perigos.